Finep abre nova chamada para financiamento de pesquisas na área de tecnologia para habitação
Estão abertas até 30 de março as inscrições para uma nova Chamada Pública do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare). Serão financiados projetos em duas linhas: “C,T&I para a melhoria da qualidade e redução de custos da Habitação de Interesse Social” e “Desenvolvimento e difusão de tecnologias construtivas para a Habitação de Interesse Social”. O Programa Habitare é financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Finep, contando também com a parceria da Caixa Econômica Federal.
O processo de seleção da nova Chamada Pública está organizado em quatro etapas. A primeira fase vai determinar a seleção de instituições. Não inclui apresentação de proposta de um projeto de pesquisa, mas preenchimento do formulário disponível para download na página da FINEP.
A divulgação das instituições selecionadas acontece a partir do dia 7 de abril. Depois desse processo será realizada reunião para formação das Redes Cooperativas de Pesquisa. A terceira etapa prevê que as instituições, já organizadas em redes cooperativas de pesquisa, apresentem suas propostas de estudos e planos de integração das redes.
Objetivos
Contribuir para a sustentabilidade dos empreendimentos habitacionais de interesse social, apoiando ações voltadas à melhoria da qualidade e redução de custos na produção, recuperação e manutenção de moradias para as faixas de menor renda da população é um dos objetivos da nova Chamada Pública do Programa Habitare. Outra meta é colaborar para a aceleração da dinâmica de inovação da cadeia produtiva da habitação. O financiamento em rede tem também a intenção de propiciar a integração entre as instituições de pesquisa científica e tecnológica e as organizações atuantes na área de habitação, fortalecendo a atuação conjunta para a superação dos desafios relacionados ao déficit habitacional brasileiro.
Podem se candidatar à Chamada Pública todas as instituições sem fins lucrativos aptas a desenvolver pesquisas tecnológicas nas duas linhas especificadas. Como o Programa Habitare tem como objetivo geral o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, é recomendável que as instituições estejam articuladas com organizações atuantes na área de habitação, em nível local, regional ou nacional.
O Programa Habitare
O Habitare foi criado em 1994 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico no campo da Tecnologia do Ambiente Construído, contribuir com a solução do déficit habitacional do País e a modernização do setor da construção civil. Um dos fundamentos é o estímulo à parceria entre universidades, instituições de pesquisa e empresas. Coordenado e financiado pela Finep, o Programa Habitare já recebeu também recursos do Fundo Setorial de Energia e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Até 2004, quando foi aberta sua sexta Chamada Pública, o programa havia investido R$ 18,5 milhões em pesquisa no campo de tecnologias para habitação.
Saiba Mais:
Temas contemplados em cada uma das linhas da nova chamada:
– C,T&I para a melhoria da qualidade e redução de custos da Habitação de Interesse Social: desenvolvimento, aplicação e difusão de tecnologias inovadoras de processo e produto voltadas para a melhoria da qualidade e redução de custos na produção, recuperação e manutenção de moradias para as faixas de menor renda da população.
– Desenvolvimento e difusão de tecnologias construtivas para a Habitação de Interesse Social: desenvolvimento, aplicação e difusão de tecnologias inovadoras de produto e processo voltadas à promoção da coordenação modular e conectividade entre componentes e subsistemas construtivos para a Habitação de Interesse Social, incluindo avaliação de desempenho e estudos de viabilidade técnica, econômica e de mercado.
Acompanhe o cronograma da Chamada:
– Data limite para apresentação das propostas de seleção
(exclusivamente por e-mail) 30/03/2006
– Divulgação das instituições selecionadas: a partir de 07/04/2006
– Reunião Preparatória para a formação das novas Redes: 18 e 19/04/2006
– Data limite para envio eletrônico dos projetos: 19/05/2006
– Data limite para o envio da cópia impressa: 22/05/2006
– Divulgação dos resultados: a partir de 20/06/2006
Fonte: Programa Habitare/Finep
www.habitare.org.br