Estudiosos de várias áreas marcarão presença no Fórum Público-Privado de Apoio à Inovação Tecnológica

22/03/2006 13:51

Nos dias 27 e 28 de março a UFSC será sede de um evento que pretende mobilizar empresas, universidades e entidades ligadas às áreas de ciências e tecnologia. A edição sul do Fórum Público-Privado de Apoio à Inovação Tecnológica será realizada no Auditório da Reitoria e vai reunir pesquisadores renomados de todo país.

Em suas edições nacionais e regionais o fórum tem como objetivo mobilizar diversas entidades para a promoção da capacidade de inovação da economia brasileira. Também pretende apresentar ao Ministério de Ciência e Tecnologia e secretarias afins um documento baseado nas análises dos cenários regionais, contendo contribuição para formular novas políticas de melhoria no quadro nacional em relação à Ciência, Tecnologia e Informação.

Convidados

Os estudiosos devem mostrar às empresas, às universidades e aos institutos os instrumentos de apoio à inovação, além de destacar o papel desses agentes dentro da agenda científica e tecnológica nacional. Durante o fórum os pesquisadores também terão espaço para debater formas de desenvolver e estimular uma cultura para inovação.

Profissionais especializados em diferentes áreas foram convidados a participar do evento e devem trazer ao encontro seus conhecimentos adquiridos em anos de pesquisa. O doutor em Química pela Universidade de São Paulo, Fernando Galembeck é um deles. Com vasta experiência dentro do campo da físico-química, Galembeck, que atualmente é professor da Universidade de Campinas (Unicamp), trabalha principalmente com materiais como sílica, latex e alumínio.

Evandro Mirra de Paula e Silva é mais um dos estudiosos que estarão presentes no fórum. Ele é doutor pela Universidade de Paris e há anos atua na área de Engenharia de Materiais e Metalurgia. Outro nome confirmado é o da socióloga Marli Elizabeth Ritter dos Santos, perita em temas como transferência e gestão de tecnologia, propriedade intelectual e interação universidade-empresa.

O consultor técnico da Petrobrás, Jorge de Paula Costa Avila, também vai participar do encontro para falar sobre políticas de propriedade intelectual, estratégias tecnológicas e capital intelectual. Avila é engenheiro formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem doutorado em saúde coletiva na mesma instituição.

Ainda dentro das engenharias, outro convidado do fórum é José Fernando Mattos. Engenheiro Mecânico e de Segurança do trabalho, Mattos é quem, em 1991, idealizou e articulou a criação do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. Atualmente ele é o Presidente do Movimento Brasil Competitivo. Jorge Bounassar também vai trazer seus conhecimentos de Engenharia Civil para o evento. Doutor na área pela Universidade Técnica de Lisboa, Bounassar possui experiência principalmente nas áreas de descontinuidades, concreto estrutural, dimensionamento e análise.

Esses são apenas alguns dos pesquisadores que estarão presentes no Fórum Público-Privado de Apoio à Inovação Tecnológica. A lista completa pode ser vista no site do evento

www.egc.ufsc.br/foruminovacao/portal/index.jsp . Para participar do fórum, só é preciso se inscrever gratuitamente através desse mesmo endereço eletrônico.No entanto, a inscrição estará sujeita a análise e aprovação, pois o evento é voltado a pesquisadores, docentes, técnicos e empresários ligados à inovação.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: forum.inovacao@egc.ufsc.br

Por Julia Fecchui/Agecom