Centro de Geração de Novos Empreendimentos em Software e Serviços admite novos incubados
O Centro Geness (Geração de Novos Empreendimentos em Software e Serviços), incubadora de empresas de base tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina que atua na área de pré-incubação, recebeu em fevereiro deste ano quatro novos projetos. Atualmente são sete empresas que dividem o espaço de incubação presencial localizado no andar térreo do Centro Empresarial CELTA, no Parque Tecnológico Alfa. Outras duas empresas integram a incubação oferecida pelo GeNESS na modalidade virtual.
Na pré-incubação, as empresas e projetos têm acesso a um programa de capacitação empresarial que envolve cursos, consultorias e acompanhamento do desenvolvimento do negócio. Além disso, os incubados têm acesso facilitado a editais de fomento do setor de tecnologia e participam de programas de apoio ao empreendedorismo financiados por entidades como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Nacional), do Ministério de Ciência e Tecnologia.
Para serem admitidos pelo Geness os projetos foram avaliados pela coordenação de incubação do Centro, que observou pontos como inovação e viabilidade do negócio, além da visão empreendedora da equipe. Um dos pré-requisitos para participar é que pelo menos um dos integrantes de cada projeto seja servidor, professor ou estudante seja regular ou recém-formado da graduação ou pós-graduação da UFSC.
Para o coordenador do Centro Geness, professor José Eduardo De Lucca, a incubação é a real oportunidade que as empresas têm de desenvolver e solidificar os produtos e serviços da empresa ou do projeto. “O papel do nosso Centro é apostar em projetos empreendedores dando a eles o apoio necessário para ingressarem no concorrido mercado de tecnologia da informação catarinense”, define De Lucca.
Durante os próximos dois anos, as empresas Operational Solutions, Advent, WOIT Tecnologia de Informação e iTrês Comunicação participarão da incubação presencial oferecida pelo GeNESS. Estas quatro empresas se integram a AgroDigital, OMD Soluções para Ouvidoria e OStec Tecnologia Livre, já instaladas na sala do Geness no Centro Empresarial Celta. LIS Localização e Internacionalização de Software e Opção Soluções Tecnológicas participam do processo de incubação virtual também oferecido pela incubadora da UFSC, em que não utilizam o espaço físico da entidade.
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Rodrigo Lóssio, assessor de imprensa do Centro Geness
Informações com o professor José Eduardo De Lucca (48) 3331- 7552 ou delucca@inf.ufsc.br
Conheça o Centro Geness em www.geness.ufsc.br
Visite o site do Departamento de Informática e Estatística: www.ine.ufsc.br