Antropóloga de São Paulo fala na UFSC sobre infância indígena e aprendizado

17/03/2006 17:34

“Criança indígena e aprendizagem: uma escuta antropológica” é o tema da palestra que a antropóloga Clarice Cohn ministra na UFSC na segunda-feira, 20/3. A palestrante é professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Doutora em antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), Clarice possui um trabalho desenvolvido entre os índios Xikrin, no qual são apresentadas as concepções de infância e aprendizado existentes entre os integrantes dessa tribo.

A palestra será realizada às 9h, no mini-auditório do CFH, localizado no 3o andar do bloco B. Em seguida acontece o lançamento do livro “Antropologia da Criança”, de autoria da palestrante.

Nesse trabalho, Clarice mostra como diferentes culturas lidam com as crianças e, através de pesquisas na literatura disponível, apresenta reflexões reveladoras sobre o tema.

Ela faz também um mapeamento das várias abordagens sobre antropologia da criança, desde os primeiros estudos realizados a partir 1930 até os mais recentes. No livro, a autora tenta superar um dos grandes desafios da antropologia infantil, que consiste em apreender o ponto de vista da própria criança sobre a realidade social. Por isso Clarice não só apresenta o que os adultos pensam das crianças, mas também abre espaço para que elas digam o que enxergam de si mesmas e do mundo dos adultos.

Por Julia Fecchio / Bolsista de Jornalismo da Agecom/UFSC

Mais informações pelo telefone do Departamento de Antropologia: 3331-9364