Alunos de História têm oportunidade de intercâmbio nos Estados Unidos

06/03/2006 11:15

O Departamento de História da UFSC abre inscrições para o programa de intercâmbio “Diáspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos: abordagens comparativas”. O programa é oferecido apenas aos alunos de graduação em História e dará a oportunidade do estudante cursar disciplinas relacionadas ao tema em universidades americanas. Os alunos que quiserem concorrer a uma das duas vagas disponíveis devem se inscrever na secretaria do colegiado do curso, nos dias 9 e 10 março.

Para ter o direito de disputar uma das vagas, o estudante precisa estar matriculado no curso de bacharelado ou licenciatura em História e já ter completado, até o dia da inscrição, pelo menos 40% dos créditos exigidos pelo departamento. O aluno deve também possuir o Índice de Aproveitamento Acumulado (IAA) igual ou superior a sete. Além disso, ele deverá apresentar, no ato da inscrição, um plano de trabalho que aponte temas específicos para a pesquisa que será desenvolvida no período do intercâmbio. No trabalho, que deve ser escrito em português e ter no máximo três páginas, o aluno precisa deixar claro seu interesse e sua motivação para participar do programa.

O intercâmbio será realizado entre os meses de agosto e dezembro de 2006 em uma das três universidades que fazem parte do programa: University of North Carolina, em Charlotte; University of South Carolina, em Columbia ou Winston Salem University. A escolha será feita de acordo com a disponibilidade de cada instituição e com a decisão da banca examinadora.

Os candidatos ao intercâmbio deverão passar por um processo seletivo que envolve diversas etapas. Na primeira fase, que acontece no dia 13 de março, das 10 às 12h será realizada uma prova de proficiência em inglês. Essa prova é eliminatória, por isso apenas os alunos que obtiverem nota superior a sete participarão da próxima etapa da seleção, o teste de conhecimentos específicos na área do intercâmbio. O último passo é uma entrevista individual com cada candidato, feita em inglês e português. O resultado da seleção será divulgado no dia 22 de março, na secretaria do curso.

Os alunos selecionados serão isentos de todas taxas escolares e estarão regularmente matriculados em cursos de graduação da instituição estrangeira, porém sem direito à obtenção de título daquela instituição. A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), oferece passagem aérea e uma bolsa de estudos, com valor definido na época do intercâmbio. Os gastos com vistos ou com outras providências para a participação no intercâmbio deverão ser assumidos pelos próprios estudantes.

Nessa segunda-feira, às 14h, na sala 314 do bloco novo do CFH, será realizada uma sessão informativa sobre o programa. O programa de intercâmbio “Diáspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos: abordagens comparativas” é resultado de um convênio firmado entre a Capes e a Fipse (fundo norte-americano de estímulo à educação superior). A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Paraná (UFPR) também participam do programa, além da UFSC e das universidades americanas.

Mais informações pelo telefone: 3331-8611

Por Julia Fecchio/bolsista de jornalismo da Agecom