“Biblioterapia” é tema de livro lançado dentro da programação da Semana do Bibliotecário
“O acesso ao conhecimento e à informação faz com que os pacientes continuem a se sentir parte da sociedade, cidadãos”, diz a bibliotecária Eva Maria Seitz. Desde novembro passado, ela coordena a sala de leitura do Hospital Universitário (HU), onde busca usar a leitura de livros, revistas e jornais como forma de lazer e tratamento para os doentes. Essa prática se chama “biblioterapia” e faz da leitura uma terapia auxiliar na recuperação da saúde pelos pacientes do hospital.
Em estudos realizados de julho a agosto de 2000 no HU, para seu trabalho de mestrado, Eva obteve depoimentos de pessoas que disseram se sentir mais aliviadas e relaxadas após ler algo que lhes despertasse interesse. “Alguns diziam que enquanto liam até esqueciam que estavam doentes”, diz Eva. Os pacientes com quem Eva conversou na época relataram também que a leitura os tranqüilizava e eles conseguiam dormir mais facilmente. “Podem achar que isso acontecia porque a leitura dá sono, mas isso não é verdade”, diz ela. “Na verdade, a leitura relaxa e auxilia no sono”.
Apesar dos resultados positivos do trabalho de Eva, apenas em novembro do ano passado é que foi implantada no hospital universitário a sala de leitura proposta em 2000. O acervo da sala foi adquirido com doações da empresa White Martins e da Editora Record. Os livros são de autoria nacional e estrangeira, e variam entre ficção, crônicas, piadas, auto-ajuda e espiritismo. Existem também jornais e revistas, leitura preferida da maioria dos internados.
Quando a bibliotecária convida um paciente a ler, ela já tem um conhecimento prévio do grau de instrução dessa pessoa. “Os usuários do HU são em grande parte de baixa renda e baixa escolaridade. Por isso, recomendo livros finos e de fácil entendimento”, diz ela.
Eva teve a idéia de realizar sua dissertação de mestrado sobre o tema quando ainda era aluna de biblioteconomia da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). O mestrado, concluído em 2000, foi feito na UFSC. No ano passado ela recebeu a proposta de lançar seu trabalho em livro, através de parceria entre a Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) e os Editora Hábitos.
Inserido nas comemorações da Semana do Bibliotecário, o lançamento de “Biblioterapia: uma experiência com pacientes internados em clínica médica”, acontece hoje à noite, às 19h30min, na Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, no Estreito. No próximo domingo, 12, a autora doará exemplares do livro ao Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, e também ao Centro de Encontros Imaculada Conceição, ao Hospital Nossa Senhora Imaculada Conceição e ao Centro de Terapia Natural Fonte de Vida, na mesma cidade.
Eva entregará ao arcebispo de Florianópolis, Dom Murilo, e ao bispo auxiliar da capital, Dom José Negri, um exemplar do livro, na missa que será realizada às 10h, no Santuário de Santa Paulina. A Semana do Bibliotecário iniciou na segunda-feira, 6, e vai até domingo, 12.
Programação da Semana até 12/3:
8/3, quarta-feira – Palestra “Bibliotecas na Alemanha”, com a professora Ursula Blattman, às 18h30min.
– Lançamento de “Biblioterapia: uma experiência com pacientes internados em clínica médica”, de Eva Maria Seitz, às 19h30min.
Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho / Estreito.
9/3, quinta-feira – Palestra a respeito da participação política do bibliotecário, com o professor Francisco das Chagas de Souza, às 18h30min. Local: Biblioteca Pública do Estado.
10/3, sexta-feira – especialistas em gestão de bibliotecas apresentam trabalhos de conclusão de curso no auditório da FAED/Udesc.
– “happy hour” noite do Vinil, na biblioteca Pública do Estado, a partir das 18h30min.
11/3, sábado – apresentação do Setor Braille da Barreiros Filho, com recital poético em braille por Marcos Antônio Schllosser, seguido de relançamento do CD “Sonhos de lápis de João e Majory”, às 9h, na Biblioteca Púbica do Estado.
12/3, domingo – missas e cultos acontecem em diferentes paróquias do estado, incluindo Florianópolis, São José, Biguaçu e Nova Trento.
Mais informações sobre o livro: 3331 8086 / Eva Maria Seitz, ou pelo e-mail eva@hu.ufsc.br.
Informações sobre a Semana do Bibliotecário no site www.acbsc.org.br.
Por Talita Garcia / bolsista de Jornalismo da Agecom.