UFSC divulga orientações para os setores que farão as matrículas dos calouros
Departamento de Ensino de Graduação
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação
NOTA 2, em 06.02.2006
Matrícula dos calouros – orientações básicas dicutidas na reunião de 3.02.06
O propósito da realização de matricula dos calouros nos Centros e nas Coordenações dos cursos é o de acolher o calouro já em seu próprio espaço e evitar o desconforto do ambiente inadequado, de filas intermináveis e de intempéries a que ficavam expostos nossos calouros, no processo de matricula em ambiente único.
Propõe-se dispensar ao calouro uma acolhida mais amigável recebendo-o, inicialmente, em seu espaço acadêmico mais próximo.
As orientações gerais são:
a) Os coordenadores de curso, juntamente com a Direção de Unidade de Ensino e a Chefia de Expediente, deverão organizar a matricula no centro ou na própria coordenação do curso, dependendo das condições de cada unidade. Cada oordenador com seu colegas e seu diretor de centro tem plena autonomia para organizar o processo da matricula, da melhor maneira possível, observando no ato, os procedimentos formais que já vinham sendo feitos.
b) A matricula será realizada de acordo com os procedimentos e orientações do DAE, no período de 14 e 15 de fevereiro.
c) No decorrer desta semana o DAE estará enviando às coordenações as orientações básicas e os instrumentos a serem preenchidos no ato da matricula.
d) O DEG enviará dia 6.2.06 uma carta a todos os calouros informando sobre local, datas e horários de sua matricula.
e) A PREG com o Departamento de Cultura e Eventos providenciará a sinalização devida do campus.
f) O DAE, manterá nesses dias uma equipe para esclarecimento de dúvida, pelos fones 3331 6553, 3331 6554, 3331 6556, 3331 9299, 3331 9607, 3331 6510
g) A PREG, juntamente com o Departamento de Cultural e Evento e a COEPERVE estará com um estandes de informações na frente do Centro de Cultura e Eventos e, em pontos de convergência de criculação, para prestar orientações que se fizerm necessárias.
h) O Serviços Segurança estará também a disposição no campus para acompanhar a movimentação e prestar orientações aos calouros.
Considera-se esta a primeira etapa de acolhida ao calouro. A acolhida ao calouro deverá ter seqüência por uma programação especial na primeira semana de aula a ser organizada em cada curso.
A recepção institucional acontecerá no dia 8.5.06 no Centro de Cultura e Eventos.
Essa politica de acolhimento e integração institucional do estudante estender-se-á ao longo de sua permanência na Instituição.
É uma das metas da PREG organizar junto às coordenações e a PRAE um programa de integração institucional mais próximo e amigável com os alunos.
Contamos com a disponibilidade e a competência e liderança dos STAs, dos Coordenadores de Curso, dos docentes e dos Diretores de Unidade de Ensino nessa meta de acolhida e valorização do nosso estudante de graduação.
Qualquer dúvida ou dificuldade contate o DAE nos fones acima mencionados ou na PREG, no fone 3331 9334.
Araci Hack Catapan
Diretora do DEG
Nair Cardoso da Cunha
Diretora do DAE
Marcos Laffin
Pro-Reitor de Ensino de Graduação