Técnica que diminui o uso de animais na produção de anticorpos é assunto de curso coordenado por departamento da UFSC

24/02/2006 16:32

Já estão abertas as inscrições para o curso que será ministrado na UFSC e vai abordar a produção dos chamados anticorpos monoclonais. O curso de Produção e Purificação de Anticorpos Monoclonais para Aplicações Biotecnológicas será realizado no período de 10 a 21 de julho e os interessados devem se inscrever até o dia 26 de maio. A coordenação é do professor Carlos Roberto Zanetti, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFSC.

Os anticorpos monoclonais são aqueles obtidos através de uma única célula que é imortalizada e armazenada para ser utilizada outras vezes. Esse procedimento possibilita a redução do número de animais usados para a produção de anticorpos. Normalmente, eles são obtidos através da imunização de vários animais, dos quais são retiradas as células que serão induzidas ao contato com os antígenos, substâncias estranhas ao organismo que estimulam a produção dos anticorpos.

O curso deve dar ênfase a parte prática do processo, sendo que a teoria ficará limitada a 40% da carga horária. A capacitação é financiada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e tem o patrocínio do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB). O público-alvo se restringe a pós-graduandos com formação na área Biomédica, com conhecimentos básicos de imunologia e domínio de manipulações de laboratório. Os interessados devem, preferencialmente, precisar produzir anticorpos monoclonais em seus projetos de pesquisa. Outro requisito para a inscrição é o domínio da língua inglesa.

Serão oferecidas 10 vagas. Os pesquisadores brasileiros terão direito a quatro dessas vagas, os argentinos ficam com outras três e os estudiosos paraguaios, uruguaios e colombianos terão apenas uma vaga disponível para cada país. A seleção para as vagas brasileiras será feita pelo próprio Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFSC. Os outros candidatos serão selecionados pelos órgãos responsáveis em seus respectivos países.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário que pode ser encontrado no site do MCT (www.mct.gov.br). O candidato precisa justificar seu interesse no curso, destacando quando e onde serão aplicados os conhecimentos adquiridos. A ficha de inscrição dos concorrentes brasileiros deve ser enviada por e-mail para crzanetti@ccb.ufsc.br. A lista com os endereços eletrônicos para onde os candidatos estrangeiros devem enviar o formulário de inscrição pode ser consultada no site no Ministério da Ciência e Tecnologia.

Mais informações pelos telefones: (48) 3331-5206 ou (48) 3331-9512

Por Julia Fecchio / Bolsista de Jornalismo na Agecom