Semeando a Interdisciplinaridade
Desde seus primórdios, a reunião Anual da SBPC se constitui no foco principal das atenções da comunidade científica. A missão dessas reuniões era inicialmente congregar os poucos pesquisadores então existentes para a troca de experiências, nos mais diversos ramos da ciência, de tal forma que a abordagem dos temas fosse mais abrangente. As reuniões se realizam a cada ano, em um estado diferente, permitindo assim a promoção da ciência no vários recantos do país, não só pela interação dos pesquisadores entre si, como deles com os cidadãos comuns já que elas são abertas ao público.
Com o passar do tempo, os vários ramos do conhecimento foram se adensando e com o crescimento, novas sociedades foram nascendo. Essas sociedades especializadas passaram a reunir os pesquisadores da mesma área aprofundando os debates sobre os temas em estudo. Com isso as reuniões anuais da SBPC, hoje uma federação de sociedades, mudaram de formato. Elas passaram a ser a vitrine aonde são expostos para divulgação os trabalhos realizados por aqueles que labutam para dotar o país de massa crítica capaz de entender o que ocorre no mundo nas áreas da ciência e tecnologia.
O desenvolvimento científico é extremamente desigual entre as diversas regiões do país por isso o enfoque das reuniões é diferenciado. Nas regiões de pouca densidade científica, a participação de pesquisadores experientes de outros estados serve para mostrar à sociedade local a importância que a ciência e a tecnologia têm na vida diária dos cidadãos. Nas regiões de maior densidade, a reunião serve para divulgar a competência instalada, mostrando ao país o que se produz na região.
Desde a reunião de Blumenau, em 1966, Santa Catarina cresceu sistematicamente não só nas várias áreas da ciência mas principalmente nas tecnologias sendo hoje um centro de referência nacional. Duas reuniões regionais específicas de temas de interesse regional: mata atlântica e mar, mostraram a pujança dos grupos que trabalham no Estado.
Agora, quando a comunidade científica catarinense se envolve na organização da 58ª. Reunião Anual da SBPC (a reunião será realizada de 16 a 21 de julho, na UFSC), ela o faz com precisão ao definir o tema: Semeando a Interdisciplinaridade . No mundo de hoje, o trabalho acadêmico é cada vez mais feito em equipe e na maioria das vezes envolve grupos distintos, em uma mesma instituição, em diferentes regiões do mesmo país ou grupos afim do exterior. Com a Internet não há mais fronteiras. Além disso, os temas são cada vez mais vistos de maneira multidisciplinar. Ainda mais, rapidamente, o conhecimento passa ser incorporado em novas tecnologias. O avanço da divulgação científica leva ao cidadão comum o que está ocorrendo nos laboratórios, mas é preciso que todos entendam o significado dessas conquistas e a repercussão na vida cotidiana das mudanças que irão ocorrer. Isso exige maior interação entre as ciências ditas pesadas com as ciências humanas. A interdisciplinaridade é uma exigência do avanço do conhecimento e é vital para o fortalecimento de uma sociedade nos moldes da SBPC.
A programação da reunião deve dar visibilidade à produção científica e tecnológica do Estado, deve ainda possibilitar que os problemas locais sejam discutidos pelos melhores pesquisadores nacionais de tal forma que novas idéias e sugestões surjam, permitindo assim encontrar soluções que atendam às necessidades da sociedade local.
As reuniões da SBPC estimulam, ainda, os jovens a se engajar no trabalho científico reunindo os futuros com os mais experientes pesquisadores. É sempre uma surpresa agradável a visitação dos estandes da SBPC-Jovem pela criatividade que nela se observa.
O envolvimento dos meios de comunicação social é importante, pois permite dar a toda população brasileira acesso do que aqui estará ocorrendo. Além disso, a transmissão via satélite, em tempo real será uma inovação e possibilitará aos professores de todos recantos participarem do evento. Pelo engajamento de todos e pela repercussão que dela se espera, esta reunião deve ser um marco na história das reuniões da SBPC.
Glaci Zancan, ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Mais informações no site http://www.sbpcnet.org.br/eventos/58ra. Também é possível solicitar as normas pelo e-mail: eventos@sbpcnet.org.br
Leia também:
Falta pouco para o término das inscrições com trabalhos na 58ª Reunião Anual da SBPC
Reunião da SBPC na UFSC vai possibilitar debate de temas estratégicos