Reunião nacional na Fapesc sobre Aqüífero Guarani na sexta-feira

09/02/2006 14:02

Nesta sexta-feira, 10, a partir das 14 horas, no auditório da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc), em Florianópolis, pesquisadores, universidades, políticos, secretários de Estado, reitores e dirigentes de fundações de pesquisa do Sul do País se reúnem com a direção da Agência Nacional de Águas (ANA) para debater e definir uma proposta para salvar o Aqüífero Guarani, localizado na Bacia Hidrográfica do rio Uruguai, e de interesse estratégico para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

A Bacia do Rio Uruguai, que banha 147 municípios catarinenses e beneficia 3,8 milhões de pessoas, apresenta grande potencial de exploração de recursos hídricos subterrâneos. No entanto, o modelo de ocupação, a falta de saneamento, o manejo impróprio, o uso abusivo de agrotóxicos, o aterro irregular de resíduos sólidos, a construção de hidrelétricas, entre outros fatores, estão colocando em risco o aqüífero. O projeto já conta com o apoio do Fórum Parlamentar Catarinense na Câmara Federal. A reunião de sexta está sendo chamada e coordenada pela Fapesc e pela Fundação José Boiteux, da UFSC.

Informações na Fapesc com a bióloga e coordenadora de Projetos da Fapesc, Márcia Hoeltgebaum, fones (48) 3215-1210 e (48) 3215-1212.

Fonte: Fapesc