Reitor encaminha documentos repudiando atos contra Nilson Lage
Florianópolis, 23 de fevereiro de 2006.
Do: Magnífico Reitor
Ao: Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão
Deputado RONALDO BENEDET
Prezado Secretário
Tomamos conhecimento na tarde desta quinta-feira, 23 de fevereiro, de episódios envolvendo a prisão do Professor Nilson Lemos Lage, lotado no Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.
O que nos leva a dirigir este documento são as circunstâncias em que os fatos ocorreram e, sobretudo a condição particular do professor, não fosse por outros motivos, pelo fato de ter 69 anos de idade. São de indignar as marcas apresentadas pelo Professor Nilson, dando mostras inequívocas de violência física contra ele.
Sem a pretensão de pré-julgar fatos, aguardamos manifestação de Vossa Senhoria quanto à rigorosa e ampla apuração do ocorrido, bem como a devida reparação dos danos e a punição dos responsáveis.
Queremos crer que se tratou de um caso isolado, mas que exige desta Secretaria um forte posicionamento, preservando a credibilidade dos catarinenses para com as suas instituições de Estado.
Professor LÚCIO JOSÉ BOTELHO
Reitor
Florianópolis, 23 de fevereiro de 2006.
Do: Magnífico Reitor
Ao: Professor Dr. Nilson Lemos Lage
c/c: Chefia do Departamento de Jornalismo
Tendo em vista o lamentável episódio de que tomamos conhecimento nesta quinta-feira, 23, envolvendo o professor Nilson Lemos Lage, manifestamos a ele e aos membros docentes, discentes e técnico-administrativos do Departamento de Jornalismo, nossa mais profunda indignação perante os atos praticados contra o professor.
Ao mesmo tempo em que nos colocamos à inteira e absoluta disposição do professor Nilson para quaisquer ações em que julgue necessária nossa intervenção, informamos que estamos encaminhando ao Sr. Secretário de Estado da Segurança e Defesa do Cidadão expediente oficial do Gabinete, visando a apuração imediata e rigorosa dos fatos, e a devida reparação dos danos tanto quanto a punição aos seus responsáveis, bem como a manifestação do Governo do Estado de Santa Catarina sobre as circunstâncias do episódio.
Professor LÚCIO JOSÉ BOTELHO
Reitor