Fotógrafo da UFSC representará Santa Catarina no carnaval dos Açores

24/02/2006 18:28

O fotógrafo Joi Cletison, coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, foi convidado, como representante de Santa Catarina, para fotografar o Carnaval da Ilha Terceira, localizada no Arquipélago dos Açores, em Portugal. O convite partiu da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades (DRC), que organizou uma maratona de fotografia chamada “Gestos e Gente no Carnaval Terceirense”, cuja proposta é fotografar o carnaval da Ilha Terceira, nos Açores, que apresenta características bastante peculiares.

Para participar desse projeto foram convidados fotógrafos do Brasil, Canadá e dos Estados Unidos, paises que abrigam fortes registros da emigração açoriana. Do Brasil, foram convidados três fotógrafos, um do Rio de Janeiro, um do Rio Grande do Sul e o terceiro de Santa Catarina.

A proposta dessa “maratona” é fotografar, durante os três dias de carnaval, os “Bailinhos” que acontecem somente na Ilha Terceira, nos Açores. Nessa Ilha estão localizadas as cidades de Praia da Victoria e de Angra do Heroísmo, sendo esta última, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Sobre os Bailinhos: Cada freguesia (bairro) organiza o seu próprio grupo, que compõe uma música (letra e arranjo), monta uma coreografia, cria um figurino próprio e depois ensaia. Nas noites de carnaval, os grupos se apresentam em suas localidades e depois saem pelas diversas comunidades da Ilha, fazendo as suas apresentações. As melodias e os passos dessas coreografias lembram as marchinhas brasileiras dos anos 30.

Os fotógrafos participantes a iniciativa vão dispor de três dias – principalmente noites e madrugadas – para realizarem o “trabalho de campo”, ou seja, os fotógrafos vão ter oportunidade de estar em diversos locais e sociedades recreativas da Ilha Terceira, assistindo às danças e bailinhos de Carnaval, de modo a poderem registrar os melhores momentos que considerem enquadrar-se no espírito desta iniciativa.

No final dos trabalhos, cada artista selecionará oito fotografias, que serão a sua visão sobre o tema, sendo estas expostas publicamente numa mostra coletiva final, cuja abertura ocorrerá no dia 3 de março (sexta-feira), às 17 horas, na Galeria do Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo. Depois de Portugal, esta exposição deverá ser apresentada nos paises de origem dos fotógrafos convidados.

A despesas da viagem (hospedagem e alimentação) são de responsabilidade dos organizadores do projeto nos Açores.

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, com material de apoio via e-mail.

Foto disponível no site

http://home.cogeco.ca/%7Eterceira/galleries/Angra/slides/Angra80.html