Colégio de Aplicação fica acima da média nacional no Enem 2005
O Colégio de Aplicação da UFSC (CA/UFSC) obteve média superior à nacional e à estadual no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2005). A média total é o resultado da prova objetiva mais a redação. Enquanto a nacional foi de 39,84, a do Colégio de Aplicação foi 56,09, segundo divulgou a Assessoria de Imprensa do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Ao todo, 26 escolas públicas de Florianópolis participaram do Enem. O CA teve a segunda melhor média dessas escolas (o primeiro colocado foi o Cefet) e ultrapassou também a média municipal. Para o diretor do colégio, Romeu Augusto de Albuquerque, isso se deve à qualidade de ensino diferenciado do CA. “Temos no máximo 25 alunos por turma. Isso acaba influenciando nos resultados”, avalia o professor. O colégio da UFSC participou do exame com 36 inscritos.
Em 2005, a maioria dos inscritos no Enem fizeram o exame para ter acesso mais fácil ao ensino superior, conforme questionário socioeconômico preenchido no documento de inscrição. Diversas instituições de ensino superior brasileiras usam o Enem em seus processos seletivos. Além disso, o teste é obrigatório para quem pretende concorrer a uma das bolsas distribuídas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), do Governo Federal.
No site do INEP, é possível ter acesso às notas parciais e às notas com correção de participação. Essas levam em conta o número de alunos inscritos por cada escola.
Os resultados do teste estão disponíveis em http://inep.gov.br.
Mais informações na UFSC pelo telefone 3331 9561
Por Talita Garcia / bolsista de Jornalismo da Agecom.