Censo Bibligráfico da Graduação
O Censo Bibliográfico da Graduação é uma iniciativa do MEC visando produzir um cadastro das obras bibliográficas, incluindo as diferentes tipologias textuais, utilizadas pelos professores nos cursos de graduação.
É uma proposta democrática de recuperação do acervo bibliográfico que iniciou em 23 de janeiro e terá 90 dias para ser concluída. Os professores devem acessar o link portal.mec.gov.br/cbg/ para fazer o cadastro e acessar a página.
O resultado dessa iniciativa do MEC depende da participação dos professores do ensino superior. É uma importante proposta e visa ampliar as condições de formação no ensino superior e, portanto se propõe na melhoria da qualidade na medida em que pretende ampliar diferentes opções de consulta no acervo teórico-metodologicas para o ensino.
O censo pretende fazer o levantamento das referências bibliográficas utilizadas nos cursos e conhecer o grau de satisfação com os conteúdos neles contidos. Esse resultado pode apontar para a necessidade de produção de outros materiais o que pode diversificar as opções existentes.
Na perspectiva da formação continuada é uma possibilidade de os professores entrarem em contato com diferentes recursos e propostas do trabalho pedagógico.
Do ponto de vista econômico é uma proposta para reduzir os custos com a aquisição de bibliografias para as universidades uma vez que se pretende uma parceria com as editoras. O MEC estará destinando a este projeto R$ 20 milhões na aquisição/renovação do acervo.
É uma proposta em que os professores não podem se omitir contribuindo com a socialização dos referencias bibliográficos utilizados em suas práticas. O cadastramento se constitui num gesto de participação e de envolvimento com o sistema público de ensino, e ao alcance de todos os professores. Portanto, penso que todos os professores, que estão comprometidos com o projeto do curso e principalmente com as condições de formação de seu aluno deve fazer o cadastro.
Não tenho dúvidas de que os professores da UFSC, a 4ª em qualidade no ensino público no Brasil e a 11ª em produção científica da América Latina, irão realizar o cadastro e desta forma contribuir para a melhoria do acervo da BU. A PREG estará encaminhando aos Diretores de Centro, aos Coordenadores de Curso, aos Chefes de Departamento a informação sobre o cadastro.
Professor Marcos Laffin – Pró-Reitor de Ensino de Graduação