Professora da UFSC recebe Comenda do Mérito Farmacêutico

19/01/2006 14:34

Professora Cláudia Maria Oliveira Simões

Professora Cláudia Maria Oliveira Simões

Nesta quinta, 19, Dia do Farmacêutico, a professora Cláudia Maria Oliveira Simões, recebeu comenda outorgada pelo Conselho Federal de Farmácia,em cerimônia no memorial JK, em Brasília.

Criada pelo Conselho Federal de Farmácia através da resolução nº 323, de 16/1/1998, a Comenda do Mérito Farmacêutico, de acordo com a própria norma que a institui, visa a distinguir farmacêuticos e autoridades, pelos relevantes serviços prestados à profissão farmacêutica.

A Comenda é constituída de uma medalha e um diploma. As indicações dos nomes, para recebê-las são votadas pelo Plenário do Conselho Federal de Farmácia e têm de ser aprovadas, por maioria absoluta, na sessão do mês de novembro de cada exercício.

A professora Cláudia foi a única indicada pelo estado de Santa Catarina.

`A Administração da Universidade, a professora Cláudia assim se reportou, em relação ao prêmio recebido:

“É com muita satisfação que compartilho esta vitória com todos vocês, que hoje dirigem a UFSC, e gostaria de dedicar este reconhecimento à esta Instituição , que tão bem me acolheu há 20 anos e me propiciou as condições necessárias para a realização do trabalho que está sendo hoje reconhecido com a outorga deste prêmio.”

Professora Cláudia Maria Oliveira Simões

A professora Cláudia Simões é vinculada ao Departamento de Ciências Farmacêuticas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC) e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, desenvolve suas pesquisas em três grandes linhas: Estudo das atividades antiviral e citotóxica de produtos naturais, Controle de Qualidade de Medicamentos e Investigação farmacológica de plantas medicinais brasileiras. É doutora em Ciências Biológicas e da Saúde, pela Université de Rennes I – França,grau obtido em 1992, com a tese: ” Étude de l`activité antivirale et des relations structure-activité de substances d`origine naturelle : plantes utilisées en medecine traditionnelle au sud du Brésil sapogenines et saponosides triterpeniques.”

A professora Cláudia Simões desenvolve várias pesquisas e projetos, como o da Associação de Vigilância Sanitária (ANVISA), do qual é a coordenadora na UFSC, de “Monitoração e Fiscalização de Propaganda, Publicidade, Promoção e Informação de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária”. Exerceu, entre outras funções, a de Diretora do Departamento de Apoio `a Pesquisa.

Tem vários livros publicados, entre eles: Farmacognosia: da planta ao medicamento e Plantas da medicina popular no Rio Grande do Sul.

Por Alita Diana/jornalista coordenadora da Agência de Comunicação