Energia solar será utilizada em farol da Marinha

30/01/2006 11:14

Até o final deste verão, o sol será a única fonte da energia necessária ao funcionamento do farol da Ilha do Arvoredo, situada ao norte de Florianópolis.

A substituição do sistema de abastecimento do local, que hoje utiliza geradores movidos a óleo diesel, é resultado de um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Labsolar/UFSC).

Inaugurado em 1883, o farol orienta a navegação ao norte da Ilha de Santa Catarina, emitindo feixes de luz a cada 60 segundos – esses lampejos brancos podem ser vistos a uma distância de até 24 milhas náuticas (cerca de 45 quilômetros). O projeto para troca do sistema de abastecimento foi solicitado ao Labsolar pela Marinha do Brasil, no ano passado.

De acordo com o professor do Departamento de Engenharia Civil (ECV/UFSC) Ricardo Rüther, que coordena o projeto, o uso da energia solar permitirá a redução de custos com a compra e o transporte do óleo diesel até a Ilha. “Atualmente, cerca de 1,2 mil litros de diesel são queimados mensalmente para abastecer o farol”, afirma. Além da economia, a implantação do projeto reduzirá os riscos ambientais, como a poluição, trazidos pelo uso de combustível fóssil.

A Capitania dos Portos de Santa Catarina buscou a ajuda do Labsolar ao conhecer projetos semelhantes desenvolvidos pelos pesquisadores da UFSC nessa área. Entre eles, estão o uso de energia solar no abastecimento da Fortaleza de Ratones e também da Ilha dos Guarás. “São projetos muito bem sucedidos, implantados há quase uma década, em que a redução de custos e de danos ambientais foi considerável”, explica Rüther.

Energia limpa – O novo sistema de abastecimento do farol conta com 210 módulos fotovoltaicos, painéis que têm a função de captar a energia solar e transformá-la em energia elétrica. Essa transformação ocorre por meio da movimentação de elétrons, excitados pela interação da luz do sol com materiais semicondutores – como o silício presente nos painéis.

Toda a energia gerada por esse processo será armazenada em 112 baterias, garantindo ao sistema uma autonomia de até cinco dias – período em que o farol continuará funcionando normalmente, mesmo que não haja sol para abastecê-lo. Assim, a Ilha do Arvoredo terá o maior sistema de geração fotovoltaica já instalado em Santa Catarina, com potência de 15 quilowatts (kW), suficiente para abastecer a cinco residências urbanas típicas — com quatro habitantes e eletrodomésticos como forno microondas, geladeira e ar condicionado.

De acordo com o professor Rüther, a grande capacidade de geração e armazenamento do sistema também irá trazer mais conforto às pessoas que trabalham no farol. Isso porque atualmente elas só têm acesso à energia elétrica durante a noite, quando são ligados os geradores movidos a diesel. “Agora terão energia o dia todo”, diz.

O projeto inicial previa instalações menores, que abastecessem somente o farol, com dois dias de autonomia garantida. A ampliação do sistema é resultado de uma parceria firmada entre Marinha do Brasil e Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Ministério de Minas e Energia (MME) e Eletrosul – que cederam os equipamentos necessários. Conforme Rüther, o custo de implantação previsto inicialmente era de apenas R$ 100 mil, mas, com a parceria, será possível instalar um sistema que custa cerca de cinco vezes mais.

Além do professor, o estudante de Ciências da Computação Rodrigo Vronski Ricardo trabalha no projeto, que deve ser implantado entre os meses de março e abril deste ano. Depois de acompanhar o processo de substituição do sistema, os pesquisadores da UFSC irão monitorar o seu funcionamento, coletando dados sobre o uso da energia solar no local. “Há possibilidade de esse se tornar um projeto modelo, que poderá ser aplicado em locais semelhantes à Ilha do Arvoredo”, conclui Rüther.

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ por Débora Horn

Converse com o professor Ricardo Rüther por telefone (48 3331-5174)ou por e-mail (ruther@mbox1.ufsc.br)

Conheça o Laboratório de Energia Solar em www.labsolar.ufsc.br

Visite também os departamentos de Engenharia Mecânica (www.emc.ufsc.br) e de Engenharia Civil (www.ecv.ufsc.br) .