Censo vai cadastrar bibliografia usada na graduação
Os professores das Instituições Federais de Ensino Superior devem, a partir desta segunda, 23/01, informar ao MEC as bibliografias utilizadas em suas disciplinas. A relação das obras constituirá o Censo Bibliográfico da Graduação, parte inicial de um projeto do Ministério da Educação que se destina a ampliar e modernizar o acesso à informação da comunidade universitária brasileira.
O censo permitirá que o Ministério da Educação inicie um programa de recuperação e qualificação do acervo disponível aos estudantes das IFES, além de adquirir novas obras.
Para participar, o professor deve acessar o portal http://portal.mec.gov.br/cbg/, informar o número de matrícula no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), preencher o cadastro e indicar as obras recomendadas aos alunos em sala de aula. O professor pode, ainda, apresentar sugestões para o aprimoramento do programa.
Após o censo, será elaborada uma política de tradução de obras ainda não disponíveis em português, e um portal será criado, a exemplo do Portal de Periódico da Capes e do Portal do Domínio Público, que contam atualmente com oito mil obras disponíveis gratuitamente, para disponibilizar via internet as obras aos estudantes das IFES e à comunidade universitária em geral.
Mais informações: www.mec.gov.br,