ATENÇÃO: Concurso Público para Provimento de vagas para o Hospital Universitário
EDITAL Nº 001/DDPP/2006
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS PARA O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
A DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIZAÇÃO DE PESSOAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (DDPP- UFSC), no uso de suas atribuições legais e considerando o disposto nas Portarias nº 121/05 – MP, de 07 de junho de 2005, e Portaria nº 2.557/05 – MEC, de 05 de julho de 2005, torna público a alteração do Edital n.°106/DDPP/05, conforme especificado a seguir:
1. Incluir nos “Cargos de Nível de Classificação E” os cargos abaixo listados, juntamente com requisitos, número de vagas, classe/nível/padrão de vencimento e carga horária.
Cargos/ áreas de especialização
Assistente Social – Requisito: Curso Superior em Serviço Social e Registro no Conselho Regional de Serviço Social –
Enfermeiro/Área – Requisito:Curso Superior em Enfermagem e Registro no Conselho Regional de Enfermagem
Médico Anestesiologista – Requisito: Curso Superior em Medicina e Residência Médica em Anestesiologia reconhecidos pelo MEC. Registro no Conselho Regional de Medicina.
Assistente Social – 01 vaga – 40 horas (carga horária)
Enfermeiro/Área – 02 vagas – 40 horas (carga horária)
Médico Anestesiologista – 01 vaga – 20 horas (carga horária)
Classe/Nível/Padrão de Vencimento: E/I/01 (para os três cargos)
2. Incluir nos “Cargos de Nível de Classificação D” os cargos abaixo listados, juntamente com requisitos, número de vagas, classe/nível/padrão de vencimento e carga horária.
Cargos
Técnico em Enfermagem – Requisitos – Curso de Ensino Médio Completo Profissionalizante em Enfermagem ou Curso Médio Completo mais Curso Técnico em Enfermagem e Registro no Conselho Regional de Enfermagem – COREN
Técnico em Radiologia – Requisitos – Curso de Ensino Médio Completo Profissionalizante em Radiologia ou Curso Médio Completo mais Curso Técnico em Radiologia. Registro no Conselho Regional de Radiologia.
Técnico em Enfermagem – 01 vaga – 40 horas (carga horária)
Técnico em Radiologia – 01 vaga – 40 horas (carga horária)
Classe/Nível/Padrão de Vencimento: D/I/01 (para os dois cargos)
3. Prolongar o período de inscrição até 25 de janeiro de 2006, alterando os itens 3.1, 3.3.3, 3.3.4 e 3.3.5 (alínea c), 4.3, 4.4 e 4.5, conforme descrito a seguir:
3.1 Período: de 02 de janeiro a 25 de janeiro de 2006.
3.3.3. A inscrição será efetuada pela Internet, no site www.ufsc.br, link “Concurso HU” a partir das 9h00min do dia 02/01/2006 até às 20h00min do dia 25/01/2006 .
3.3.4. Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador, no Departamento de Desenvolvimento de Potencialização de Pessoas – localizado no andar térreo, do Prédio da Reitoria, Campus Universitário, no horário das 14h00min às 18h00min, no período de 02/01/2006 a 25/01/2006 (exceto sextas, sábados e domingos).
3.3.5. c) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 25/01/2006 usando o Boleto Bancário impresso. Esse pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária do território nacional observando o horário de funcionamento externo da agência
ou em postos de auto-atendimento ( até às 21h00min) ou via Internet.
4.3. O candidato portador de deficiência deverá informar no Requerimento de Inscrição o tipo de deficiência de que é portador, e encaminhar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, à Comissão Permanente do Vestibular – COPERVE, localizado no terceiro andar, do Prédio da FAPEU, Campus Universitário, até o dia 25/01/2006, das 14h00min às 18h00min de segunda a quinta-feira e das 08h00min às 12h00min nas sextas-feiras.
4.4. O candidato portador ou não de deficiência que necessitar de condições especiais para a realização da prova deverá informar no Requerimento de Inscrição, as condições especiais que necessita e encaminhar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível desta condição à Comissão Permanente do Vestibular – COPERVE, localizado no terceiro andar, do Prédio da FAPEU, Campus Universitário, até o dia 25/01/2006, das 14h00min às 18h00min de segunda a quinta-feira e das 08h00min às 12h00min nas sextas-feiras.
4.5. O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional para realização da prova deverá preencher requerimento dirigido à Comissão Permanente do Vestibular – COPERVE, localizado no terceiro andar, do Prédio da FAPEU, Campus Universitário, até o dia 25/01/2006, das 14h00min às 18h00min de segunda a quinta-feira e das 08h00min às 12h00min nas sextas-feiras, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.
4 – Alterar o item 5.3.2, o qual passa a ter a seguinte redação:
5.3.2 A segunda fase consistirá de:
a) Cargos de Nível de Classificação E (Médico e Enfermeiro): Avaliação Prática (peso 3) e Avaliação de Títulos (peso 1);
b) Cargos de Nível de Classificação E (Assistente Social): Avaliação Prática.
5 – Incluir no item 12.1 a descrição dos cargos de Assistente Social, Enfermeiro/Área, Médico Anestesiologista, e no item 1.2.2 Técnico em Radiologia conforme especificado a seguir:
Assistente Social: Orientar indivíduos, famílias, grupos, comunidades e instituições:Esclarecer dúvidas, orientar sobre direitos e deveres, acesso a direitos instituídos, rotinas da instituição, cuidados especiais, serviços e recursos sociais, normas, códigos e legislação e sobre processos, procedimentos e técnicas; ensinar a otimização do uso de recursos; organizar e facilitar; assessorar na elaboração de programas e projetos sociais; organizar cursos, palestras, reuniões. Planejar políticas sociais: Elaborar planos, programas e projetos específicos; delimitar o problema; definir público-alvo, objetivos, metas e metodologia; formular propostas; estabelecer prioridades e critérios de atendimento; programar atividades. Pesquisar a realidade social: Realizar estudo sócio-econômico; pesquisar interesses da população, perfil dos usuários, características da área de atuação, informações in loco, entidades e instituições; realizar pesquisas bibliográficas e documentais; estudar viabilidade de projetos propostos; coletar, organizar, compilar, tabular e difundir dados. Executar procedimentos técnicos: Registrar atendimentos; informar situações-problema; requisitar acomodações e vagas em equipamentos sociais da instituição; formular relatórios, pareceres técnicos, rotinas e procedimentos; formular instrumental (formulários, questionários, etc). Monitorar as ações em desenvolvimento: Acompanhar resultados da execução de programas, projetos e planos; analisar as técnicas utilizadas; apurar custos; verificar atendimento dos compromissos acordados com o usuário; criar critérios e indicadores para avaliação; aplicar instrumentos de avaliação; avaliar cumprimento dos objetivos e programas, projetos e planos propostos; avaliar satisfação dos usuários. Articular recursos disponíveis: Identificar equipamentos sociais disponíveis na instituição; identificar recursos financeiros disponíveis; negociar com outras entidades e instituições; formar uma rede de atendimento; identificar vagas no mercado de trabalho para colocação de discentes; realocar recursos disponíveis; participar de comissões técnicas. Coordenar equipes e atividades: Coordenar projetos e grupos de trabalho; recrutar e selecionar pessoal; participar do planejamento de atividades de treinamento e avaliação de desempenho dos recursos humanos da instituição. Desempenhar tarefas administrativas: Cadastrar usuários, entidades e recursos; controlar fluxo de documentos; administrar recursos financeiros; controlar custos; controlar dados estatísticos. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.
Enfermeiro/Área: Prestar assistência ao paciente: Realizar consultas de enfermagem; prescrever ações de enfermagem; prestar assistência direta a pacientes graves; realizar procedimentos de maior complexidade; solicitar exames; acionar equipe multi profissional de saúde; registrar observações, cuidados e procedimentos prestados; analisar a assistência prestada pela equipe de enfermagem; acompanhar a evolução clínica de pacientes. Coordenar serviços de enfermagem: Padronizar normas e procedimentos de enfermagem; monitorar processo de trabalho; aplicar métodos para avaliação de qualidade; selecionar materiais e equipamentos. Planejar ações de enfermagem: Levantar necessidades e problemas; diagnosticar situação; identificar áreas de risco; estabelecer prioridades; elaborar projetos de ação; avaliar resultados. Implementar ações para promoção da saúde: Participar de trabalhos de equipes multidisciplinares; elaborar material educativo; orientar participação da comunidade em ações educativas; definir estratégias de promoção da saúde para situações e grupos específicos; participar de campanhas de combate aos agravos da saúde; orientar equipe para controle de infecção nas unidades de saúde; participar de programas e campanhas de saúde do trabalhador; participar da elaboração de projetos e programas de saúde. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.
Médico Anestesiologista: Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações para promoção da saúde; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Aplicar os conhecimentos de medicina na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do corpo humano.Efetuar exames médicos, fazer diagnóstico, prescrever e ministrar tratamento para diversas doenças, perturbações e lesões do organismo humano e aplicar os métodos da medicina preventiva. Praticar intervenções cirúrgicas para correção e tratamento de lesões, doenças e perturbações do corpo humano. Aplicar as leis e regulamentos de saúde pública, para salvaguardar e promover a saúde da coletividade. Realizar perícias médicas. Realizar pesquisas sobre natureza, causas e desenvolvimento de enfermidades. Estudar o organismo humano, e os microorganismos e fazer aplicação de suas descobertas.Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.
Técnico em Radiologia: Organizar equipamento, sala de exame e material:Averiguar condições técnicas de equipamentos e acessórios; calibrar o aparelho no seu padrão; averiguar a disponibilidade de material para exame; montar carrinho de medicamentos de emergência; organizar câmara escura e clara. Planejar o atendimento: Adaptar agenda para atendimento de pacientes prioritários; ordenar a seqüência de exames; receber pedido de exames e ou prontuário do paciente; cumprir procedimentos administrativos; auxiliar no planejamento de tratamento radioterápico. Preparar o paciente para exame e ou radioterapia: Verificar condições físicas e preparo do paciente; providenciar preparos adicionais do paciente; retirar próteses móveis e adornos do paciente; higienizar o paciente. Realizar exames e ou radioterapia:
Solicitar presença de outros profissionais envolvidos no exame; ajustar o aparelho conforme o paciente e tipo de exame; adequar a posição do paciente ao exame; imobilizar o paciente; administrar contraste e medicamentos sob supervisão médica; acompanhar reações do paciente ao contraste e medicamentos; processar filme na câmara escura; avaliar a qualidade do exame; submeter o exame à apreciação médica; complementar exame; limitar o campo a ser irradiado com placas de chumbo; tirar fotografias e slides intra e extrabucais e do corpo; confeccionar moldagens e modelos ortodônticos; fazer traçado cefalométrico manual ou computadorizado. Prestar atendimento fora da sala de exame:
Deslocar equipamento; eliminar interferência de outros aparelhos; determinar a remoção de pessoas não envolvidas no exame; isolar área de trabalho para exame. Trabalhar com biossegurança: Providenciar limpeza e assepsia da sala e equipamentos; paramentar-se; usar EPI; oferecer recursos de proteção a outros profissionais presentes e acompanhantes; usar dosímetro (medição da radiação recebida); minimizar o tempo de exposição à radiação; substituir medicamentos e materiais com validade vencida; acondicionar materiais radioativos para transporte ou descarte; acondicionar materiais perfurocortante para descarte; submeter-se a exames periódicos. Comunicar-se: Instruir o paciente sobre preparação para o exame; obter informações do paciente; orientar o paciente, o acompanhante e auxiliares sobre os procedimentos durante o exame; descrever as condições e reações do paciente durante o exame; registrar exames realizados; identificar exame; orientar o paciente sobre cuidados após o exame; discutir o caso com equipe de trabalho; requerer manutenção dos equipamentos; solicitar reposição de material. Operar equipamentos. Manipular materiais radioativos. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.
5 – Incluir no item 13.1.2 o conteúdo programático relativo a conhecimentos específicos dos cargos de Assistente Social, Enfermeiro/Área, Médico Anestesiologista, e no item 13.2.2. Técnico em Radiologia conforme especificado a seguir:
:
Assistente Social : 1. História das políticas de saúde no Brasil; 2. O Sistema Nacional de Saúde: Legislação, Competências, Financiamento, Organização e Funcionamento do Sistema e Serviços de Saúde; 3.Programas e Projetos da Política Nacional de Saúde; 4.As tendências de reforma sanitária no Brasil a partir da década de noventa; 5.O campo profissional do Serviço Social na Saúde: Atribuições do Assistente Social e sua dimensão ético-político, técnico-operativa e teórico-metodológica; 6. O Serviço Social e o direito dos usuários; 7.A Política de Assistência Social no Brasil: Aspectos históricos e sua interface com as Políticas de Saúde; 8.Aspectos sócios culturais do Processo Saúde e Doença.
Enfermeiro/Área: I CONHECIMENTOS BÁSICOS: 1.Princípios científicos de anatomia, fisiologia e farmacologia. II – CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: 1.Direitos humanos e direitos da criança; 2.Exercício profissional e sua regulamentação. III – BASES TEÓRICAS DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: 1.Teorias de Enfermagem; 2.Processo de enfermagem. IV – ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL: 1. Recém-nascido normal e de alto risco. Distúrbio no recém-nascido; 2.Assistência de enfermagem em obstetrícia: gravidez, trabalho de parto e puerpério – normal e complicações; 3.Assistência de enfermagem à criança das diversas faixas de desenvolvimento (puericultura); 4. Assistência de enfermagem à criança com problemas clínicos nos sistemas: 4.1. gastrointestinal , 4.2. respiratório, 4.3. circulatório – hematológico , 4.4. músculo – esquelético, 4.5. neurológico, 4.6. urinário. 5 .Aspectos psicossociais da hospitalização infantil. V – ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA: 1.Assistência de enfermagem a pacientes cirúrgicos no pré, trans e pós-operatório; 2.Assistência de enfermagem a pacientes com problemas clínicos e cirúrgicos nos sistemas: 2.1 gastrointestinal, 2.2 respiratório, 2.3 urinário, 2.4 circulatório – hematológico, 2.5 músculo-esquelético , 2.6 reprodutor, 2.7 neurológico, 2.8 Endocrinológico. VI – CONHECIMENTO SOBRE TÉCNICAS DE ENFERMAGEM: 1.Aplicação dos princípios técnicos-científicos na execução de procedimentos de enfermagem. VII – ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA: 1. Sistema de Saúde no Brasil – Programa Saúde da Família / HUMANASUS; 2 .Principais indicadores de saúde; 3.Vigilância epidemiológica; 4.Doenças transmissíveis, controle, notificação compulsória; 5.Saneamento do meio ambiente; 6. Saúde ocupacional; 7.Consulta de enfermagem. VIII – ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM: 1.Funções administrativas: planejamento, liderança, controle e tomada de decisões; 2 .Aplicação dos princípios técnico-científicos na execução dos procedimentos de enfermagem – técnicas de enfermagem; 3. Relacionamento com o paciente, família, grupos e equipe de trabalho; 4. Processo de trabalho da enfermagem. IX – CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR: 1.Método de aplicação, controle e prevenção de infecção hospitalar; 2.Processamento de artigos hospitalares.
Médico Anestesiologista: 1. Anestésicos Inalatórios; 2.Anestesia espinhal; 3 .Opióides; 4. Agentes anestésicos intravenosos; 5.Bloqueadores neuromusculares; 6. Anestésicos Locais; 7.Avaliação do paciente e preparação pré-anestésica; 8..Anestesia para cirurgia geral; 9.. Anestesia para cirurgia vascular; 10..Anestesia obstétrica; 11. Anestesia para pacientes geriátricos; 12 Anestesia ambulatorial; 13.. Recuperação pós-anestésica; 14. Reanimação cardiopulmonar; 15.. Anestesia para videocirurgias.
Técnico em Radiologia: 1. Anatomia. 2.Posicionamento, Técnicas e Protocolos para realização de exames em radiologia geral, contrastada, tomografia computadorizada e ressonância magnética. 3. Física da radiação ionizante. 4. Meios de proteção à radiação. 5. Filmes e processos de revelação.
Florianópolis, 04 de janeiro de 2006
Carla Cristina Dutra Búrigo