VESTIBULAR 2006: Pró-Reitor de Ensino de Graduação avalia positivamente o concurso
O Professor Marcos Laffin, Pró-Reitor de Ensino de Graduação, em visita a diferentes locais da realização das provas do concurso
vestibular 2006, diz que o processo seletivo 2006 da UFSC transcorreu dentro das normas e dos procedimentos estabelecidas no
edital do concurso e que a operacionalização do certame foi realizado de acordo com o planejamento estabelecido pela Comissão Permanente de Vestibular (Coperve).
Ao dialogar com muitos dos candidatos, registrou a manifestação de satisfação de alguns dos vestibulandos em relação à “organização das provas e dos conteúdos que foram objeto de avaliação”. Registrou também a fala dos candidatos com os quais conversou sobre a “pertinência e atualidade dos conteúdos desenvolvidos no ensino médio e discutidos nas questões”.
Também registrou a manifestação sobre algumas dificuldades e sobre o nível de complexidade de algumas questões nas provas de matemática, química e inglês.
Ao indagar sobre as questões discursivas incluídas a partir do vestibular 2006, ouviu declarações sobre “a importância de
questões deste gênero” em função de permitir ao candidato “manifestar-se e inferir seu ponto de vista sobre a questão”. Ouviu também que “geralmente não é este o tipo de avaliação que é realizado nas escolas”.  
Uma das questões bem comentada pelos candidatos diz respeito à Redação e sobre a gramática que foi discutida a partir dos
livros indicados para o vestibular. Um candidato ao curso de Engenharia disse que “os livros indicados para a leitura fizeram
sentido porque foi avaliado conteúdo em gramática e isso valoriza a leitura e a aprendizagem”.
É importante destacar que muitos candidatos se referiram ao número limitado de vagas ofertadas e sobre os poucos investimentos
na educação pública. No entanto, registram o reconhecimento de ser a UFSC  uma “universidades pública de prestígio”, fato
este que mobiliza os candidatos a “concorrer a uma das vagas”. 
Laffin destaca ainda que o processo vestibular é uma preocupação constante da Administração Central da UFSC pois envolve,
além de procedimentos didáticos e operacionais, fatores internos e externos à UFSC relacionados a questões sócio-culturais sobre
a produção e acesso do conhecimento produzido historicamente e também envolve decisões sobre políticas públicas de acesso e
permanência nos processos formativos. 
        



























