Projeto classifica softwares livres educativos
O Centro GeNESS da Universidade Federal de Santa Catarina lança nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro, o projeto CLASSE (Classificação de Software Livre Educativo). Um dos objetivos da iniciativa é reunir e catalogar em uma página da internet programas de computador em código aberto (livres) que apóiem o processo de ensino e aprendizado em escolas e colégios. O lançamento oficial do projeto será no Colégio Estadual José Simão Hess, no bairro Trindade, em Florianópolis.
A classificação dos programas se dará segundo os parâmetros curriculares nacionais, definidos pelo Ministério da Educação (MEC). Desta forma, os softwares livres educacionais serão analisados e depois aqueles que podem servir como instrumento auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem serão relacionados e catalogados. Juntamente com a lista de programas será criado um material explicativo sobre cada software e, posteriormente, será montado um CD-Rom com uma coletânea dos programas.
Este projeto surgiu do trabalho de conclusão do curso da pesquisadora Kimie Nakahara, em Ciências da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina. Kimie ajudou a implantar no Colégio Estadual José Simão Hess um laboratório de informática utilizando softwares livre. Neste trabalho, a pesquisadora acabou descobrindo que havia muito pouca informação sobre programas de computador, de caráter educativo e não proprietário, ou seja, que não houvesse a necessidade de comprar licenças para uso.
“Apesar de haver muitos softwares livres considerados educativos, há pouco conhecimento sobre eles entre os educadores brasileiros, além de haver dificuldade para encontrar informações sobre os programas em português. Assim, o projeto CLASSE surgiu para avaliar técnica e pedagocicamente softwares livres educacionais com o objetivo de organizar e facilitar o acesso às informações sobre eles”, justifica Kimie.
Para o coordenador do projeto e do Centro GeNESS, o professor José Eduardo De Lucca, o CLASSE servirá como uma fonte de referência para professores interessados em adotar softwares educacionais no seu cotidiano. “Esperamos que o classe seja um ponto de encontro para o debate sobre o assunto e inclusive para o desenvolvimento de melhorias nos softwares já que um dos princípios do software livre é esse: ser aberto para ser passível de aprimoramento”, argumenta De Lucca.
Segundo Kimie, a expectativa da direção do Simão Hess é grande. “A implantação do laboratório atual colaborou para o aumento no uso da informática dentro da sala de aula. Agora, com este projeto a diretoria e nós, executores do projeto, esperamos uma maior interação entre professor, computador e aluno, trazendo benefícios para todos os lados”, define Kimie.
As primeiras etapas do projeto já estão sendo realizadas. A pesquisa e a catalogação dos softwares, por exemplo, já pode ser vista no site do projeto. Através de uma parceria com a Secretaria do Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, alguns softwares já estão sendo testados juntamente com os professores no Colégio Estadual José Simão Hess, em Florianópolis.
Além da gerente do projeto, Kimie Nakahara, outros dois pesquisadores estão atuando no trabalho de análise dos softwares – Wagner Saback Dantas (mestrando em Engenharia Elétrica pela UFSC) e Julia Koefender (graduanda em Pedagogia pela UFSC), todos coordenados pelo professor do Departamento de Informática e Estatística da UFSC, José Eduardo De Lucca.
Por Rodrigo Lóssio, assessor de imprensa do Centro Geness, em 13 de dezembro de 2005
CONVERSE com o professor José Eduardo De Lucca por telefone (48 331 7552) ou por e-mail (delucca@inf.ufsc.br)
CONHEÇA o Centro Geness em www.geness.ufsc.br
VISITE também o site do departamento de Informática e Estatística: www.ine.ufsc.br