CD-Rom Pólo 20 Anos será lançado dia 13 de dezembro no ParqTec Alfa

07/12/2005 11:20

Apesar da fama de Florianópolis como “Ilha da Magia” e um dos mais importantes pólos nacionais de turismo e lazer, seu dinâmico setor de tecnologia de ponta, que reúne 300 empresas e fatura mais de R$ 400 milhões anualmente, não é tão divulgado e reconhecido mesmo entre os catarinenses. Mostrar a história e o estágio atual de Florianópolis e Região também como “Ilha da Tecnologia” é um dos principais objetivos do CD-Rom Pólo 20 Anos, com lançamento marcado para o dia 13/12/2005, no auditório do CELTA, no ParqTec Alfa. A imprensa local receberá um exemplar do CD na coletiva que ocorre às 13h30min, no mesmo local, concedida pelo presidente da ACATE, como entidade apoiadora e promotora do evento, e pelo jornalista Mário Xavier, como organizador e editor do projeto editorial.

Resgate da história – Um ofício de José Cândido da Silva, de 5/01/1910, comunica ao então governador do Estado de Santa Catarina, Gustavo Richard, a posse do primeiro diretor da Escola de Aprendizes Artífices de Florianópolis, embrião da futura Escola Técnica Federal e do atual CEFET-SC. O presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, ainda no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, assina a nomeação dos primeiros diretores de faculdades que viriam a compor a UFSC, em 1960. Em 1985, conjugam-se os esforços acadêmicos, públicos e privados para materializar o embrião da primeira Incubadora Empresarial Tecnológica e do primeiro Condomínio Industrial de Informática da Região, em Florianópolis, no bairro universitário da Trindade, ambos inaugurados em 1986.

Esses e diversos outros marcos da trajetória de quase um século de história estão agora resgatados e documentados numa Linha do Tempo com uma panorâmica das ações que contribuíram para o surgimento e consolidação do atual Pólo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Região da Grande Florianópolis.

Exemplo nacional de iniciativa com resultados efetivos no desenvolvimento regional através de investimentos em ciência, tecnologia e inovação, a experiência do Pólo Tecnológico da Grande Florianópolis exigia ter sua história recuperada e consolidada. Com esse espírito nasceu o projeto editorial “20 Anos do Pólo Tecnológico da Grande Florianópolis – 1985-2005”, que busca incentivar também o reconhecimento da região não apenas em função de seus atrativos naturais e turísticos, mas como um ambiente produtivo típico da Sociedade do Conhecimento e da Informação.

Lançamento – O projeto, também denominado “Pólo 20 Anos” [www.polo20anos.com.br], terá o lançamento do seu CD-Rom no auditório do CELTA, no Parque Tecnológico Alfa, bairro João Paulo, em Florianópolis, com início às 14 horas. O lançamento integra o Seminário Temático “20 anos do Pólo Tecnológico de Florianópolis – Evolução e Perspectivas”, promovido pela ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia) com o apoio oficial da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e Secretaria de Estado do Planejamento.

Na mesma oportunidade, ocorrerá o lançamento público da Câmara Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Santa Catarina, pelo Secretário de Planejamento Armando Hess. As vagas para o Seminário são limitadas. As inscrições, gratuitas, serão feitas mediante confirmação antecipada pelo telefone: (48) 3333-2711 e/ou e-mail: acate@acate.com.br .

Programa do Seminário:

13h30min – Entrevista coletiva de lançamento à Imprensa do CD-Rom interativo Pólo 20 Anos.

14h – Recepção dos convidados e participantes.

14h15min – Composição da mesa de autoridades.

14h30min – Lançamento da Câmara Setorial de TIC pelo Secretário do Planejamento, Armando Hess.

14h50min – O papel da UFSC na construção do Pólo Tecnológico da Grande Florianópolis – Reitor Lúcio Botelho

15h10min – As Empresas de Base Tecnológica do Pólo – Alexandre d´Avila da Cunha, presidente da ACATE e da Câmara de Tecnologia da FIESC.

15h30 – Apresentação do CD-Rom interativo – Mário Xavier, organizador e editor do Projeto Pólo 20 Anos.

15h50min – Perguntas e respostas.

16h – Intervalo para café

16h15min – O Pólo Tecnológico: Tendências e Perspectivas – Carlos Alberto Schneider, Superintendente Geral da Fundação CERTI.

16h35min – A integração Universidade – Governo – Empresas – Antônio Diomário de Queiroz, Secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia.

17h – Perguntas e respostas.

17h30min – Encerramento

CD-Rom tem Linha do Tempo interativa e ilustrada

“O projeto editorial Pólo 20 Anos é um trabalho de jornalismo científico a serviço da sociedade, da cultura, da tecnologia e da inclusão social e digital. Cumpre não apenas uma convencional dimensão informativa, mas se propõe também a contribuir como um documento de referência, pesquisa e reflexão nos campos histórico, técnico-científico e educacional”, explica o organizador e editor geral Mário Xavier, jornalista e diretor da Redactor Comunicação, responsável pela concepção e realização do Projeto. Em sua primeira versão, a mídia escolhida foi o CD-Rom. Está prevista também, para 2006, a possibilidade de uma posterior versão digital para a Internet [www.polo20anos.com.br] e uma versão impressa sob a forma de livro.

A edição do Projeto tem como sua espinha dorsal uma Linha do Tempo interativa que incorpora tecnologia de ponta em termos de programação e editoração. Os conteúdos da Linha do Tempo – Cronologia 1985 / 2005 – reúnem os principais fatos da trajetória do Pólo nas últimas duas décadas, ano a ano. O ano de 1985 foi escolhido como marco por ser o período quando se conjugaram os esforços acadêmicos, públicos e privados para materializar o embrião da primeira Incubadora Empresarial Tecnológica (administrada pela Fundação CERTI – Centros de Referência em Tecnologias Inovadora) e do primeiro Condomínio Industrial de Informática da Região, em Florianópolis, no bairro universitário da Trindade (administrado pela ACATE), ambos inaugurados em 1986. A Linha denominada de Antecedentes – Cronologia 1909 / 1984 – permite que o navegador viaje no tempo, desde os primórdios do século XX, e capture outros fundamentais marcos do contexto local, regional e nacional que criaram as bases para o nascimento do Pólo, em meados dos anos 80.

“Trata-se de uma iniciativa inédita no sentido de resgatar e consolidar informações e imagens acerca da origem, evolução, estágio atual e perspectivas do Pólo Tecnológico da Capital de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil, e será de grande valia para os setores de ensino, iniciativa privada e para os agentes governamentais e públicos envolvidos na produção, difusão e promoção de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em nosso Estado e no país”, afirma o presidente da ACATE e também da Câmara de Tecnologia da FIESC, empresário Alexandre d´Avila da Cunha.

A adoção do conceito editorial de Linha do Tempo privilegiou os critérios de: interatividade, permitindo que o usuário e pesquisador navegue livremente pelos conteúdos a partir de qualquer época e ponto de referência que mais lhe interessar; acessibilidade e fluência dos textos básicos da Linha, que são breves e essenciais, remetendo eventualmente a outros conteúdos expandidos sobre a forma de textos mais amplos, arquivos imprimíveis, mapas, gráficos, tabelas; iconografia rica e diversificada, valorizando a ilustração dos conteúdos pelo uso criativo de fotografias atuais e recuperadas de acervos e de outros materiais reproduzidos.

Ao navegar pela Linha do Tempo, portanto, o usuário e pesquisador – seja ele especialista ou leigo – pode explorar as possibilidades de expansão e acesso a outras informações e imagens. Para ampliar o alcance e socialização da obra e permitir uma interface amigável com os usuários, uma parcela expressiva dos conteúdos editoriais do CD-Rom estão disponíveis para impressão via arquivos PDF anexos. Em seqüência aos menus iniciais do CD-Rom – Projeto e Linha do Tempo –, o navegador encontrará os seguintes menus adicionais com seções e conteúdos específicos que enriquecem e complementam o tema de diversas maneiras, propiciando uma experiência informativa e pedagógica do ponto de vista da interação tecnológica, do acesso e da difusão dos conteúdos.

Menus, seções e conteúdos

No menu Apoiadores, a seção Nossos Parceiros relaciona as instituições e organizações públicas e privadas que patrocinaram o Projeto Editorial Pólo 20 Anos. Cada apoiador/parceiro elaborou um texto com conteúdo pertinente à temática do CD-Rom, apresentado em Mensagens Institucionais. No menu Biblioteca, estão reunidas seções de variado e denso conteúdo informativo complementar ao conjunto do CD-Rom, incluindo: a seção Artigos, com 17 textos originais e exclusivos, assinados por especialistas, autoridades e líderes setoriais que integraram ou integram a história do Pólo Tecnológico; a seção Comunicando a Ciência, com uma entrevista especial e sete artigos assinados por jornalistas especializados locais que vivenciaram a evolução do Pólo nos últimos 20 anos; a seção Lista de siglas, com o detalhamento de mais de 200 siglas atuais e históricas, relacionadas ao tema, com os seus respectivos weblinks; a seção Glossário, com 330 definições precisas e enxutas, avalizadas por especialistas nacionais.

Ainda no menu Biblioteca, o navegador pode explorar a seção Mostra Fotográfica, com uma galeria de imagens contendo 109 fotos originais captadas em campo pelo Projeto Pólo 20 Anos ou recuperadas de acervos históricos; a seção Mapas, com sete mapas especialmente elaborados para uma visualização exclusiva e dinâmica de detalhes do universo espacial e de concentração de atores e agentes do Pólo na Região; a seção Gráficos e Tabelas, com um agrupamento de 11 gráficos, quadros e tabelas exclusivos. No menu Guia do Pólo, o CD oferece informações acerca do conjunto dos principais atores e agentes do Pólo Tecnológico, num levantamento de pesquisa que lista: o Guia das EBTs, com a relação nominal das 298 empresas de base tecnológica da Região; e os nomes, endereços e meios de contato completos de instituições públicas e privadas englobando: Agentes Públicos e de Fomento, Associações e entidades de classe, Condomínios Empresariais, Fundações, Incubadoras e Pré-Incubadoras, Instituições de Ensino, Laboratórios e Parques Tecnológicos.

Uma iniciativa interinstitucional a serviço do Pólo e da sociedade

O Projeto Pólo 20 Anos foi concebido e realizado pela Redactor Comunicação com a parceria e o apoio de instituições, entidades e empresas. Não fosse a conjugação de esforços e recursos de diversos entes e atores, a maior parte deles de natureza pública, este Projeto jamais teria sido desenvolvido e realizado. A iniciativa privada também participou com apoio especialmente por intermédio da ACATE, como entidade representativa do setor das EBTs. A seguir são listados os apoiadores do Projeto (em ordem alfabética) e seus respectivos weblinks:

· ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia [www.acate.com.br]

· CEFET-SC – Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina [www.cefetsc.rct-sc.br]

· Eletrosul – Centrais Elétricas S.A. [www.eletrosul.gov.br]

· FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos [www.finep.gov.br]

· Governo do Estado: SED – Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia [www.sed.rct-sc.br]; FAPESC – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica [www.funcitec.rct-sc.br]; SPG – Secretaria de Planejamento [www.spg.sc.gov.br].

· Prefeitura Municipal de Florianópolis [www.pmf.sc.gov.br] e Fundação CERTI – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras [www.certi.org.br]

· ReCEPET – Rede Catarinense de Entidades Promotoras de Empreendimentos Tecnológicos [www.recepet.org.br]

· SEBRAE/SC – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas [www.sebrae-sc.com.br]

· UFSC – Universidade Federal de SC [www.ufsc.br] e FEESC – Fundação de Ensino e Engenharia de SC [www.feesc.org.br]

Mais informações:

Pólo 20 Anos

Redactor Comunicação Ltda.

Jornalista Mário Xavier

Cx Postal 6520 – ACF Trindade

88036-970 – Florianópolis – SC – Brasil

E-mail: editor@polo20anos.com.br

Website: www.polo20anos.com.br

Fones: (48) 3025-2808 e 8413-3135