Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense leva música a escolas públicas

24/11/2005 11:10

Quinta-feira, dia 24, no Colégio Osmar Cunha, em Canasvieiras.

Sexta-feira, dia 25, no Colégio Américo Vespúcio Prates, em Barreiros.

O Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense: Circuito Grande Florianópolis encerra seu terceiro ano de atividades nesta quinta e sexta-feiras, dias 24 e 25 de novembro, visitando as escolas públicas Osmar Cunha, em Canasvieiras; e Américo Vespúcio Prates, em Barreiros. Quem se apresenta nas duas datas é a dupla Tatiana Cobbett e Marcoliva, com o show Parceiros, do CD homônimo. A cantora, compositora e bailarina e o violonista já se apresentaram em edições anteriores do Intercâmbio, sendo muito bem recebidos nas escolas. O Intercâmbio Catarinense, desdobramento do Projeto 12:30 original, tem como objetivo levar arte e cultura aos colégios da rede pública da grande Florianópolis.

A história de Tatiana e Marcoliva remonta ao ano de 2001, quando ganharam o segundo lugar no Festival Estadual da Canção do Sesc/SC, com a música ”Procurando um Lugar”. De lá pra cá, compuseram juntos mais de 40 canções, gravaram o CD Parceiros e excursionaram pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, algumas cidades do nordeste, Buenos Aires e Montevidéu.

A dupla conta sempre com o suporte de grandes músicos da Ilha como os baixistas Carlos Jr. e Rafael Calegari, o violonista Guinha Ramirez e o baterista e percussionista Luis Gama. Para as apresentações desta semana nas escolas os músicos convidados serão o violonista Jobert Narciso e o percussionista Broder.

Este ano, como em 2004, o Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense recebeu recursos do Pró-Extensão para a realização de cinco apresentações em escolas da rede pública da Grande Florianópolis. As escolas contempladas este ano foram: Colégio Anísio Teixeira, na Costeira; Colégio Aníbal Nunes Pires, em Capoeiras; Escola Irmã Maria Teresa, Ponte do Imaruim, Palhoça; além do Colégio Osmar Cunha, em Canasvieiras e a Escola Américo Vespúcio Prates, em Barreiros. As escolas foram escolhidas de acordo com a estrutura, a localização e o número de alunos.

O Projeto estimula a aproximação entre público e artistas através de bate-papos durante a apresentação, buscando incentivar a produção e a difusão de bens culturais em cidades de Santa Catarina.

“A receptividade dos alunos nas escolas, a curiosidade sobre o nosso trabalho e o desejo de saber como poderiam formar os seus grupos musicais nos incentivaram a participar deste projeto de intercâmbio”, comenta o integrante do Cravo-da-Terra Luís Fernando Coelho, que visitou duas escolas com seu grupo no ano passado. Pablo Serrano, do grupo Ilha de Nós, que se apresentou na escola Anísio Teixeira, na Costeira no dia 18, também aprova a iniciativa. “É interessante porque a gente pode estar mostrando o nosso trabalho e também discutindo a cultura e a produção musical da região”, completa.

Os grupos musicais foram selecionados não só de acordo com a qualidade do trabalho, mas também por se encaixarem ao perfil da escola. O grupo Sibha Terrero e a Esquina, por exemplo, se apresentou no dia 22 abrindo a “Semana da Consciência Negra”, da Escola Irmã Maria Tereza, na Ponte Imaruim, em Palhoça.

Criado em 1986 e há mais de dez anos apresentando semanalmente atrações culturais aos estudantes e comunidade universitária da UFSC, o Projeto 12:30 se desdobra mais uma vez para partilhar seus bons frutos com outras comunidades. Dando continuidade à experiência bem sucedia de 2003 em cinco cidades do litoral do Estado, e em 2004 em cinco escolas da Grande Florianópolis, o Projeto 12:30 seguiu promovendo shows e o intercâmbio cultural entre os músicos e estudantes das comunidades visitadas. A ótima receptividade, tanto dos jovens quanto das direções das escolas, é um fator bastante positivo, que só vem reforçar a importância dessa atividade, especialmente junto às comunidades mais carentes de oportunidades culturais. Muitos professores e alunos pedem que o projeto volte às escolas. Se depender apenas de recursos do pró-extensão, o projeto deverá estar nas escolas públicas da grande Florianópolis também no ano que vem.

O Projeto 12:30 é uma realização do DAC – Departamento Artístico Cultural / Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC. Mais informações pelos telefones 3331-9348 ou 3331-9447, pelo site do DAC em www.dac.ufsc.br e projeto1230@dac.ufsc.br. Para saber mais sobre Tatiana Cobbett e Marcoliva acesse o site www.sonoraparceria.com.br.

SERVIÇO:

Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense: Circuito Grande Florianópolis – Tattiana Cobbet e Marcoliva.

Onde Colégio Osmar Cunha – Canasvieiras

Colégio Américo Vespúcio Prates – Barreiros

Quando 24 de novembro , quinta-feira, 13h30min

25 de novembro , sexta-feira, 11h

Quanto Gratuito e aberto à comunidade das escolas.

Programa Músicas próprias

Contato 9969-6925

Fonte: DAC/PRCE