Projeto 12:30 da UFSC leva música do Sibha Terrero à Escola Pública de Florianópolis

11/11/2005 10:23


O Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense: Inicia

suas atividades de 2005 nesta sexta-feira, 11 de novembro, às 13 horas, no Colégio Aníbal Nunes Pires, em Capoeiras, Florianópolis. Para este show, o primeiro dos cinco a serem realizados no mês de novembro, o Projeto 12:30 convida a banda Sibha Terrero e a Esquina. As músicas, que falam de amor, fome e globalização, misturam tambores com timbres de guitarra elétrica, formando uma sonoridade diferenciada. O Intercâmbio Catarinense já está em seu terceiro

ano levando arte e cultura aos colégios da rede pública da grande

Florianópolis.

O som da Sibha Terrero e a Esquina é inspirado no Catumbi – manifestação religiosa originada em Santa Catarina na qual as canções cultuam Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, falam de saudade da terra natal e também de escravidão e liberdade. A proposta da Sibha Terrero não é de reproduzir o culto do Catumbi e nem tem cunho religioso, a referência está apenas no ritmo. “Somos

fruto das cidades e da globalização e, por isso, em nossas canções, retratamos a escravidão urbana”, diz o vocalista e baixista Mike, conhecido como Sibha Terrero. O grupo, que vem da Praia da Armação, traz ainda Buscapé (guitarra, baixo e tambor), Calunga Kange, guitarra e baixo, Durango, bateria, e Patuba D’Umpá (percussão, tambor, lata e voz). Este ano, como em 2004, o Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense recebeu recursos do Pró-Extensão para a realização de cinco apresentações em escolas da rede pública da Grande Florianópolis. As escolas a serem contempladas para esta edição do projeto são: Colégio Anísio Teixeira, na Costeira; Escola Irmã Maria Tereza, Ponte Imaruim, Palhoça; Colégio Osmar Cunha, Cansvieiras; Escola Américo Vespúcio Prates, Barreiros; além do Colégio Aníbal Nunes Pires, em Capoeiras. As escolas foram escolhidas de acordo com a estrutura, a localização, o número de alunos e a disponibilidade e o interesse em participar do projeto, que busca aproximar os músicos da comunidade escolar.

O Projeto estimula a aproximação entre público e artistas através de bate-papos durante a apresentação nas escolas, buscando incitar a produção, a difusão e as parceiras em projetos culturais em cidades de Santa Catarina.

“A receptividade dos alunos nas escolas, a curiosidade sobre o nosso trabalho e o desejo de saber como poderiam formar os seus grupos musicais nos incentivaram a participar deste projeto de intercâmbio”, comenta o integrante do Cravo-da-Terra Luís Fernando Coelho, que visitou duas escolas com seu grupo no ano passado.

Os grupos musicais foram selecionados não só de acordo com a qualidade do trabalho, mas também por se encaixarem ao perfil da escola. O grupo Sibha Terrero e a Esquina, por exemplo, foi escolhido para apresentar novamente no dia 22 durante a “Semana da Consciência Negra”, na Escola Irmã Maria Tereza, na Ponte Imaruim, em Palhoça.

Criado em 1986 e há mais de dez anos apresentando semanalmente atrações culturais aos estudantes e comunidade universitária da UFSC, o Projeto 12:30 se desdobra mais uma vez para partilhar seus bons frutos com outras comunidades.

Dando continuidade à experiência bem sucedia de 2003 em cinco cidades do litoral do Estado, e em 2004 em cinco escolas da Grande Florianópolis, o Projeto 12:30 segue promovendo shows e o intercâmbio cultural entre os músicos e estudantes das comunidades visitadas.

O Projeto 12:30 é uma realização do DAC – Departamento Artístico Cultural,vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC. Mais informações pelos telefones 331-9348 ou 331-9447. Para saber mais sobre a banda Sibha Terrero e a Esquina, entre em contato com Mike pelos telefones 389-21 64 ou 9121-4075.

SERVIÇO:

Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense: Sibha

Terrero e a Esquina Colégio Aníbal Nunes Pires – Capoeiras

11 de novembro, sexta-feira, 13h

Gratuito e aberto à comunidade

Programa Músicas próprias

Contato

48 389-2164

48 9121-4075 com Mike

Fonte: Clóvis Werner/DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC