Projeto 12:30 apresenta a Banda Ilha de Nós em Colégio da Costeira do Pirajubaé
O Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense: Circuito Grande Florianópolis parte nesta sexta-feira, dia 18, para sua segunda etapa. A jovem e premiada banda Ilha de Nós toca no colégio Anísio Teixeira, na Costeira do Pirajubaé. O grupo já acumula os títulos de vencedor do CUCCA (Circuito Universitário da Canção, Cultura e Arte) e do 1° Festival Rock in Floripa de Banda Garagem, e de segundo lugar no 2º festival Músicos Floripa. Até o fim de novembro, o Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense: Circuito Grande Florianópolis visitará outras três escolas públicas da cidade e adjacências, completando em 2005 o terceiro ano de atividades desse desdobramento do projeto original.
Ilha de Nós nasceu nas proximidades do mangue do Itacorubi e procura manter próxima a identidade cultural da cidade em suas músicas. Utilizando a consagrada fórmula que coloca funk e MPB no mesmo caldo, a banda procura trazer algo de diferente para o cenário dos grupos pop da cidade. Começando pela atividade que coordenam no Parque São Jorge, onde ministram aulas gratuitas de violão e guitarra para a comunidade. “Estamos tentando, através de parcerias, ampliar a gama de aulas e incluir outros cursos, como contrabaixo e dança”, diz o baixista Pablo Serrano.
No repertório dos shows, nomes como Gilberto Gil, Lenine, Caetano Veloso, Rita Lee e Sandra de Sá convivem em harmonia com as mais de dez composições próprias. A banda, que começou com instrumentos de percussão e flauta doce, agora conta com o vocal de Barbara Vasques, acompanhado por Bruno Dekker na guitarra, Pablo Serrano no contrabaixo, Henrique Soares na percussão e Denis Fernandes na bateria.
Este ano, como em 2004, o Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense recebeu recursos do Pró-Extensão para a realização de cinco apresentações em escolas da rede pública da Grande Florianópolis. As escolas contempladas para a edição deste ano são: Colégio Aníbal Nunes Pires, em Capoeiras; Escola Irmã Maria Tereza, Ponte Imaruim, Palhoça; Colégio Osmar Cunha, Canasvieiras; Escola Américo Vespúcio Prates, Barreiros; além do Colégio Anísio Teixeira, na Costeira. As escolas foram escolhidas de acordo com a estrutura, a localização e o número de alunos.
O Projeto estimula a aproximação entre público e artistas através de bate-papos durante a apresentação, buscando incentivar a produção e a difusão de bens culturais em cidades de Santa Catarina.
Os grupos musicais foram selecionados não só de acordo com a qualidade do trabalho, mas também por se encaixarem ao perfil da escola. O grupo Sibha Terrero e a Esquina, por exemplo, foi escolhido para apresentar novamente no dia 22 durante a “Semana da Consciência Negra”, na Escola Irmã Maria Tereza, na Ponte Imaruim, em Palhoça. Já o grupo Ilha de Nós foi convidado por desenvolver um trabalho que valoriza a cultura ilhoa e coordenar um projeto de integração social no Parque São Jorge.
Há mais de dez anos apresentando semanalmente atrações culturais aos estudantes e comunidade universitária da UFSC, o Projeto 12:30 se desdobra mais uma vez para partilhar seus bons frutos com outras comunidades. Dando continuidade à experiência bem sucedia de 2003 em cinco cidades do litoral do Estado, e em 2004 em cinco escolas da Grande Florianópolis, o Projeto 12:30 segue promovendo shows e o intercâmbio cultural entre os músicos e estudantes das comunidades visitadas. O Projeto estimula a aproximação entre público e artistas através de bate-papos após a apresentação, buscando incitar a produção e a difusão de bens culturais em cidades de Santa Catarina.
O Projeto 12:30 é uma realização do DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC. Mais informações pelos telefones 331-9348 ou 331-9447. Para saber mais sobre a banda Ilha de Nós, entre em contato com Pablo pelos telefones 33346685 ou 9101-3645.
SERVIÇO:
Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense: Circuito Grande Florianópolis – Ilha de Nós Onde Colégio Anísio Teixeira – Costeira do Pirajubaé
Quando 18 de novembro de 2005, sexta-feira, às 13h00
Quanto Gratuito e aberto à comunidade
ProgramaFunk e MPB, em músicas próprias e covers
Telefone 48 99775693
Fonte: DAC/ por Roberto Saraiva