Professor do Departamento de Engenharia Mecânica recebe homenagem

11/11/2005 10:46

O professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/UFSC) Carlos Alberto Schneider recebeu, na última quarta-feira, dia 9, a Medalha de Mérito Anita Garibaldi, concedida pelo Governo do estado. A homenagem é oferecida a pessoas, físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras, que tenham contribuído, no campo de suas atividades, para o progresso catarinense.

O professor Schneider conquistou a medalha por sua atuação como superintendente da Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), criada em 1984 por iniciativa da UFSC, de algumas empresas brasileiras e dos Governos Federal e Estadual. “A medalha é o reconhecimento pelos resultados do trabalho da Fundação em favor de Santa Catarina”, afirma Schneider.

Segundo ele, a Certi teve participação fundamental na mudança do perfil econômico da região de Florianópolis, onde, nos últimos 20 anos, despontaram várias empresas de alta tecnologia. “Na Capital, a presença da Fundação teve um impacto muito grande, pois a incubação de empresas possibilitou que empreendedores realizassem seus negócios e gerassem empregos.”

Avanços- A Fundação Certi surgiu dentro do Laboratório de Metrologia (Labmetro), do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. Mas o leque de projetos desenvolvidos se ampliou tanto que ,em 1990, ela foi transferida para um prédio próprio, dentro do Campus Universitário. De acordo com Schneider, a posição alcançada pela Certi em apenas 20 anos superou as expectativas de seus fundadores. “Muitas das atividades que desenvolvemos hoje, como incubação de empresas e criação de parques tecnológicos, não estavam previstas no início.” Ele destaca ainda que atualmente a Fundação trabalha em parceria com empresas de todo o Brasil.

Na área de pesquisa e desenvolvimento, a Certi vem se destacando nos campos de metrologia, automação da medição, sistemas de qualidade e, mais recentemente, gestão empresarial. A Fundação também foi responsável por projetos importantes relacionados à convergência digital, como a urna eletrônica brasileira, os terminais de automação bancária e os terminais públicos de acesso à internet.

Além da medalha concedida ao professor Schneider, a Certi conquistou nesta semana o primeiro lugar na Etapa Regional Sul do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, na categoria “Instituição de Pesquisa”. Agora, concorre à premiação nacional, que ocorrerá no final deste mês. Mas as inúmeras atividades que exerce na Fundação não impedem que Schneider siga sua carreira como docente e pesquisador: ele continua dando aulas no Programa de Pós-Graduação em Metrologia Científica e Industrial da UFSC e orientado dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Fonet: CTC/ Por Débora Horn

Converse com o professor Carlos Alberto Schneider por telefone (48 3239-2010) ou por e-mail (cas@certi.ufsc.br)

Saiba mais sobre a Fundação Certi em www.certi.ufsc.br

Conheça o Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC em www.emc.ufsc.br