Professor da UFSC lança livro sobre Gestão de Desenvolvimento de Produtos
Na próxima quinta-feira, dia 3, o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/UFSC) Fernando Forcellini lança, em Florianópolis, o livro Gestão de Desenvolvimento de Produtos, escrito em parceria com mais seis pesquisadores da área. Alguns deles — Henrique Rozenfeld, Daniel Capaldo Amaral e Sergio Luis da Silva — participarão do lançamento, que ocorrerá no hall do auditório Luis Antunes Teixeira, no Centro Tecnológico da UFSC, às 18h.
No mês passado, o livro foi lançado em São Paulo (SP). Resultado de quatro anos de pesquisa conjunta entre UFSC, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a publicação propõe um modelo para o desenvolvimento de produtos, reunindo o conhecimento adquirido por cada um dos autores em mais de 10 anos dedicados ao tema.
De acordo com Forcellini, o grande diferencial do novo livro é a unificação de várias teorias existentes sobre o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). “Cada um dos pesquisadores contribuiu com o seu conhecimento, discutindo os modelos com os quais trabalhávamos há anos em nossas universidades”, explica. A troca de experiências entre os grupos de pesquisa, que faziam parte do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD), gerou um modelo de referência em PDP, detalhado nos 13 capítulos que formam o livro.
GDP – Embora a fase de desenvolvimento ainda seja uma das mais importantes no processo produtivo, os modelos de PDP já não podem ser aplicados apenas no momento da fabricação de mercadorias. “Atualmente, não basta apenas preocupar-se com as etapas de produção e venda. A competitividade exige que todo o processo, pré e pós desenvolvimento, seja gerenciado”, explica o professor Forcellini. Por isso, o livro trata da gestão de desenvolvimento (GDP), que envolve desde o projeto do produto, quando se define o e tipo de mercadoria que será lançado, até o acompanhamento de seu desempenho no mercado.
Como os autores se dedicam a pesquisas na área de Engenharia, o modelo apresentado no livro tem algumas características relacionadas ao desenvolvimento de bens duráveis e equipamentos. “Mas ele pode ser aplicado, com algumas adaptações, a qualquer tipo de produto”, ressalta Forcellini. O objetivo é fazer com que estudantes, professores e profissionais de diferentes áreas, como Engenharia, Administração e Economia, possam ter um modelo de GDP para referência.
O livro Gestão e Desenvolvimento de Produtos tem 542 páginas e foi publicado pela Editora Saraiva. O preço de venda na internet é de aproximadamente R$100.00. No início de novembro, o professor Forcellini fará o lançamento da obra em Florianópolis.
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Débora Horn
Converse com o professorFernando Forcellini por telefone (48( 331-7101 ou forcellini@deps.ufsc.br
Conheça o Departamento de Engenharia Mecânica: www.emc.ufsc.br