Marte será observado no Planetário e no Observatório Astronômico da UFSC

08/11/2005 11:22

O planeta Marte poderá ser visto nesta quarta (9/11) e quinta-feira (10/11), no Planetário e no Observatório Astronômico da UFSC. As sessões sobre o “Planeta Vermelho” iniciam às 19h no Planetário (com projeção de imagens) e por volta das 20h no Observatório (com observação por meio de telescópios). A aproximação máxima do planeta com a Terra aconteceu em 30/10, mas as sessões não ocorreram naquela semana, pois ainda não era possível observá-lo no início da noite, segundo explicou Antonio Kanaan, professor do Grupo de Astrofísica da UFSC.

O Planetário, ligado ao Departamento de Geociências do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, vai permitir a projeção de diversas imagens do planeta. No local são desenvolvidas atividades relacionadas ao ensino e à extensão. São realizados cursos e palestras, sessões para estudantes e professores nas escolas, que devem ser agendadas com antecedência. A equipe que trabalha no setor também orienta estudantes e professores da UFSC que estejam envolvidos com disciplinas relacionadas à Astronomia.

Inaugurado em maio deste ano e coordenado pelo Grupo de Astrofísica, do Departamento de Física, o Observatório Astronômico possui equipamentos que permitem a visualização de planetas e seus satélites, os anéis de saturno e as calotas polares em marte. Podem também ser observadas as crateras e montanhas lunares com detalhes, cometas, estrelas binárias e múltiplas, aglomerados de estrelas, nebulosas e galáxias vizinhas. O Grupo de Astrofísica também desenvolve o projeto “De Olho no Céu de Floripa”, permitindo que qualquer pessoa participe de sessões de observação astronômica, realizadas sempre às quartas-feiras.

Mais informações: 3331 9241 / Planetário e pelo e-mail planetar@cfh.ufsc.br.

Sobre as sessões no Observatório, entre em contato pelo e-mail: astro@astro.ufsc.br

Por Talita Garcia / bolsista de Jornalismo da Agecom.

Saiba Mais:

Marte é o quarto planeta partindo do Sol e é também chamado de Planeta Vermelho. As rochas, solo e céu têm uma tonalidade vermelha ou rosa. A cor vermelha característica foi observada por astrónomos ao longo da história. Os romanos atribuíram-lhe este nome, em honra ao deus da guerra. Outras civilizações deram-lhe nomes semelhantes. Os antigos egípcios chamaram-lhe Her Descher, que significa o vermelho. Marte é o sétimo maior planeta do sistema solar. Conhecido desde os tempos pré-históricos, tem sido a escolha favorita de escritores de ficção científica como o lugar mais provável no sistema solar (além da própria Terra!) para a existência de vida.