Livro de professora da UFSC discute realidade urbana da capital
Apontar caminhos alternativos para o desenvolvimento urbano da Capital de Santa Catarina, sob o ponto de vista da formação espacial. Essa é a proposta do livro “Florianópolis do outro lado do espelho”, que reúne artigos produzidos por seis professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (ARQ/UFSC). A obra será lançada na próxima quinta-feira, dia 17, às 19h, no Auditório Luis Antunes Teixeira, no Centro Tecnológico da UFSC.
Organizado pela professora do ARQ Margareth Afeche Pimenta, o livro busca desvendar a realidade urbana da Capital, abordando temas que envolvem os processos de produção e de apropriação do espaço. “Trata-se de desmistificar o caráter inevitável de um modelo de cidade brasileira, baseado em um urbanismo rodoviarista, excludente e que coloca os interesses privados dos grupos de elite acima do interesse geral da população”, afirma Margareth. Além dela, são autores do livro os professores Francisco Ferreira, Luís Fugazzola Pimenta, Luis Roberto Marques da Silveira, Nelson Popini Vaz e Paulo Borges Marcos Rizzo.
De acordo com a professora Margareth, os interesses econômicos têm prevalecido na formação espacial de Florianópolis, o que estaria permitindo que a paisagem da cidade fosse transformada sem preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico-cultural. “A cidade pode ser de outra forma. Para isso, tem que ser pensada sob outro ponto de partida, ou seja, a construção do espaço social”.
Conteúdo – Os artigos produzidos pelos professores do ARQ propõem que a cidade seja vista como um espaço de convívio, onde o desenvolvimento considere a adequação aos elementos naturais e o respeito à história. Ao longo do livro, os autores discutem diversos aspectos relacionados à vida urbana da Capital, entre eles a ocupação de territórios como a Ponta do Coral, Jurerê e o Maciço Central do Morro da Cruz. Além da interpretação de casos específicos, a discussão sobre a cidade como espaço público também é destaque na obra.
Segundo Margareth, o livro é direcionado a estudantes e profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, História, Geografia, Sociologia, Economia, entre outras. “A publicação também é voltada a administradores municipais, ocupantes de cargos públicos, aos profissionais que se dedicam aos problemas urbanos e a todos aqueles que querem viver em uma cidade receptiva, uma cidade para todos.” Publicada pela Editora da UFSC, a obra tem 163 páginas e custa cerca de R$30,00.
No dia do lançamento, o professor da Universidade de São Paulo Carlos Augusto Figueiredo Monteiro, considerado um dos maiores geógrafos do Brasil, irá ministrar a palestra “Florianópolis no meio do século XX” – tema sobre o qual escreveu na introdução do livro.
Fonte:CTC/por Débora Horn
Converse com a professora Margareth Pimenta (48) 331-7559 ou afeche@arq.ufsc.br
Conheça o Departamento de Arquitetura e Urbanismo em www.arq.ufsc.br