Hospital Universitário inaugura sala de leitura

09/11/2005 16:01

Salim Miguel esteve na inauguração

Salim Miguel esteve na inauguração

O Hospital Universitário inaugurou nesta terça-feira, 8/11, a Sala de Leitura Salim Miguel. Na cerimônia estava presente o próprio escritor Salim Miguel, além de representantes da empresa White Martins, da Editora Record, da diretoria do HU.

A abertura da sala foi viabilizada com o apoio da empresa de gases industriais White Martins, e da Editora Record, que doaram mil obras, todas novas. A maioria dos 500 títulos encaixa-se nos gêneros romance, crônica, poesia, auto-ajuda e religião.

A coordenadora da sala e bibliotecária, Eva Maria Seitz, diz que o obejtivo é incentivar a leitura dentro do hospital, além de descontrair os pacientes e tornar a estadia no hospital mais agradável. A Biblioterapia foi o tema da dissertação de mestrado de Eva.

Os funcionários do hospital poderão emprestar os livros ou lê-los na própria sala. Para os pacientes e acompanhantes, foi projetado um carrinho que levará os livros aos quartos. Eva diz que pensa em uma parceria com a Associação Amigos do HU para recrutar voluntários de leitura para pacientes analfabetos ou cegos.

Fotos: Jones Bastos e Bia Ferrari

Fotos: Jones Bastos e Bia Ferrari

O escritor Salim Miguel, que recebeu uma placa em sua homenagem, disse se sentir lisonjeado por ceder seu nome a uma sala de leitura pelo fato de considerar os livros, seus “amigos silenciosos”, “fundamentais para um país com tanta desigualdade social”. Salim Miguel escreveu, entre outros livros, Nur na Escuridão, obra de leitura obrigatória para o Vestibular 2005 da UFSC.

Apesar dos mil livros, as prateleiras da sala ainda não estão em plena capacidade. Os interessados em doar obras podem ir diretamente à sala, que fica no corredor do laboratório do HU, ligar para os telefones 3331-9132 e 9980-8275, ou mandar e-mail para ssm@hu.ufsc.br.

Por Bia Ferrari/ Bolsista de Jornalismo da Agecom