Doutor em Sociologia Política pela UFSC é premiado em Cabo Verde

03/11/2005 14:38

Doutor pela UFSC em Sociologia Política e natural de Santa Catarina, região administrativa da ilha de Santiago, em Cabo Verde, Gabriel Fernandes é o vencedor do Grande Prêmio “Cidade Velha” / edição 2005, concedido pelo Ministério da Cultura daquele arquipélago. A premiação surgiu para homenagear obras de investigação científica, que contribuam para o domínio da história do país e das ciências sociais e humanas em geral.

Levando em conta a abrangência dos temas abordados, o trabalho “Em Busca da Nação: Subsídios para a integração de um Cabo Verde Politicamente Situado” – tese de doutorado defendida recentemente – foi considerado pelos membros do júri, de forma unânime, de grande valor científico para o entendimento do processo histórico da busca da consciência do povo cabo-verdiano como nação

que se proclamou independente em 1975.

Segundo Gabriel, o estudo rediscute algumas questões teóricas como

nacionalismo, crioulização e cosmopolitismo, a partir da análise

sócio-histórica cabo-verdiana. Os resultados sugerem que uma nação pode emergir da colônia, não como imitação desta, mas como produto de processos sócio-históricos específicos e de práticas cotidianas de dominação.

De acordo com o autor, a própria formação da nação de Cabo Verde opôs

colonizadores e colonizados, brancos e negros, europeus e africanos. Os atores políticos do país foram leais e vinculados a outras nações ou referências identitárias. “(…) isso dificultou a afirmação de um

nacionalismo inequivocamente cabo-verdiano – (…) tradução da sociedade crioula cabo-verdiana (…)”, diz Gabriel.

17 obras de 14 autores – incluindo cabo-verdianos e estrangeiros –

participaram desta que foi a 1ª edição do “Cidade Velha”, instituído pelo governo de Cabo Verde em 2003. Os jurados analisaram a originalidade, a qualidade e o mérito científico das obras, considerando ainda sua importância para o conhecimento do homem cabo-verdiano, do país e do seu patrimônio histórico-cultural.

Mais informações pelos e-mails: fernandesgm@yahoo.com.br e

gabrielfernan@hotmail.com.

Por Talita Garcia / bolsista de Jornalismo da Agecom.