Universidade vai sediar encontro de intérpretes da Língua de Sinais
Professores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) encontram-se nos dias 31 de outubro e 1° de novembro na UFSC, no “II Encontro de Intérpretes de Língua de Sinais de Santa Catarina”. O evento vai tratar de temas como a formação de intérpretes na Europa, a proposta de formação no Brasil e regularização desse trabalho em Santa Catarina.
Organizado pelo Grupo de Estudos Surdos (GES), ligado ao Núcleo de Investigação do Desenvolvimento Humano (Nucleind), do Centro de Educação, o encontro vai tratar também da criação de uma Comissão dos Intérpretes de Língua de Sinais em Santa Catarina. Além disso, vai abrir espaço para a discussão sobre a atuação destas pessoas nas salas de aula mistas, onde se encontram surdos e ouvintes. Segundo o site do GES (www.ges.ced.ufsc.br/encontro.htm), o governo do estado tem implementado novas políticas públicas na educação dos deficientes auditivos e o trabalho dos intérpretes tem sido usado extensivamente nestas classes.
A recepção aos participantes do evento acontece às 8h do dia 31. Às 9h, o assunto abordado será “Os cuidados do intérprete com a interpretação”. Já na parte da tarde, às 14h, será discutida a atuação da Federação Nacional para a Educação e Integração dos Surdos em Santa Catarina. Às 18h, uma reunião vai organizar a Comissão dos ILS em SC, que será apresentada dia 1º, às 15h30min, antes do encerramento do encontro.
A taxa de inscrição é de R$ 35,00. O dinheiro deve ser depositado em qualquer agência do Banco do Brasil, Agência: 3582-3 / Conta Corrente: 270093-X.
A programação completa e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.ges.ced.ufsc.br/encontro.htms
Mais informações: interprete_ls_sc@ig.com.br.
Por Talita Garcia/ bolsista de Jornalismo da Agecom.