UFSC promove “Ciência na Praça”

05/10/2005 18:05

A UFSC também está integrada às atividades da II Semana de Ciência e Tecnologia. Nesta sexta-feira, 7 de outubro, entre 9h e 18h, a universidade vai demonstrar diversos projetos no centro da cidade, na Praça Fernando Machado, em frente ao antigo Terminal Cidade de Florianópolis. Uma estrutura de 200 metros quadrados será montada para abrigar os projetos. A Semana está sendo promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia entre os dias 3 e 9 de outubro, com o obejtivo de aproximar a ciência da comunidade.

Potabilização da água

Como o enfoque do evento este ano é a água (Brasil, Olhe Para a Água!), diversos projetos que a UFSC apresentará estão relacionadas à conservação e ao uso desse recurso. O Departamento de Engenharia Sanitária, por exemplo, vai demonstrar um equipamento que permite a potabilização da água. O aparelho que utiliza a luz do sol para tornar a água apropriada para consumo foi desenvolvido pelo Laboratório de Potabilização de Águas (Lapoá). O destilador é capaz de purificar água salobra, salgada ou mesmo contaminada com parasitas, e será disponibilizado pela Funasa para populações indígenas e comunidades do sertão nordestino.

Hidroponia

A UFSC vai também apresentar no centro da cidade uma minibancada usada na produção hidropônica de hortaliças como alface, rúcula, agrião e chicória. A hidroponia permite o cultivo de plantas sem solo, pois a planta é mantida em uma solução nutritiva balanceada contendo água e nutrientes. Os trabalhos com hidroponia (cultivo sem solo), vêm sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidroponia, ligado ao Centro de Ciências Agrárias da UFSC.

Aqüicultura

Trabalhos na área de aqüicultura também poderão ser conhecidos pela população, como os do Laboratório de Camarões Marinhos. Desde 1985 a equipe que integra o laboratório desenvolve pesquisas sobre a espécie marinha Litopenaeus vannamei. O grupo domina a tecnologia de reprodução da espécie em laboratório e produz atualmente cerca de 10 milhões de pós-larvas por mês, que são repassadas a fazendas de cultivo em todo o estado. Seus integrantes mostrarão no centro da cidade fases de desenvolvimento das pós-larvas. A equipe também levará ao centro da cidade a maquete de uma fazenda de produção de camarões. O LCM é o primeiro laboratório de reprodução de camarões marinhos a receber a certificação ISO 14001. O certificado é um dos mais importantes e de maior reconhecimento em todo o mundo na área de meio ambiente e atesta que o sistema de produção é operado de forma ambientalmente correta.

Ainda na área de aqüicultura serão demonstrados trabalhos do Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD), que vem desenvolvendo importantes pesquisas para desenvolvimento da piscicultura e conservação de espécies nativas de peixes. No ano passado, por exemplo, a equipe do laboratório obteve sucesso na desova de uma espécie de peixe de água doce citada na Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul. A espécie é a piracanjuba e a desova foi obtida no mês de janeiro, na Estação de Piscicultura de São Carlos (EPISCar), em Santa Catarina. A estação foi implantada por meio de uma parceria entre a UFSC, a Prefeitura municipal de São Carlos e a Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó), com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente. Localizada nas proximidades das margens do rio Uruguai, no município catarinense de São Carlos, a Estação dá suporte ao desenvolvimento das pesquisas direcionadas aos estudos de peixes de água doce. Na estação são desenvolvidos estudos de reprodução, larvicultura, alevinagem e engorda, possibilitando a produção maciça de peixes, tanto para suportar futuros programas de repovoamento dos rios como para possibilitar o desenvolvimento do cultivo dessas espécies.

Experimentos lúdicos

Para aproximar a população do conhecimento científico, outros projetos serão demonstrados, como experimentos e equipamentos usados no Planetário e no Observatório Astronômico da UFSC. O público poderá conferir, por exemplo, um dos telescópios utilizados na universidade para as observações. O Labidex e o Quimidex serão outros projetos levados para o “Ciência na Praça”. O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica (Quimidex) vai demonstrar como são realizados processos químicos, com exemplos do cotidiano. O experimento lúdico ´Teste seu nariz`, que atraiu a atenção de diversas pessoas durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex), será demonstrado. Nele o visitante pode testar sua capacidade de reconhecer diferentes aromas e em seguida conferir sua intuição em um painel eletrônico. O grupo vai também demonstrar como fazer um perfume e como o químico desenvolve seu trabalho para extrair aromas e sabores.

Também estará presente no centro da cidade a equipe do Labidex, laboratório onde são realizadas demonstrações de experiências em diversas áreas da Física. Os experimentos deste laboratório que é aberto à visitação de escolas durante todo o ano são úteis para melhor compreensão do conteúdo teórico. A principal meta do LABIDEX é a melhoria da qualidade do ensino da Física.

Por Arley Reis

Jornalista da Agecom/UFSC

Contatos:

-Projeto de potabilização da água: professor Maurício Sens, fone 3331 9597, e-mail: mls@ens.ufsc.br

– Hidroponia: professor Jorge Barcelos, fone , e-mail: labhidro@cca.ufsc.br ou Labhidro: http://www.labhidro.cca.ufsc.br/

– Laboratório de Camarões Marinhos: http://www.lcm.ufsc.br/; 3232 3013 / 3232 3389

– Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD), informações com professor Evoy Zaniboni Filho, fone 48 3389 5216, e-mail: zaniboni@cca.ufsc.br

– Planetário – http://www.cfh.ufsc.br/~planetar; E-mail:planetar@cfh.ufsc.br; telefax: Telefax (048) 3331-9241

– Labidex: 3331-6828; labidex@fsc.ufsc.br

– Quimidex: 3331-6571; marconi@qmc.ufsc.br