Pesquisadores da UFSC avaliam produção agroecológica de leite
Um dos trabalhos que será apresentado em sessão oral no III Congresso Brasileiro de Agroecologia tem como título “Conversão para Produção Agroecológica de Leite na Visão dos Agricultores”. Trata-se de um estudo realizado por professores e estudantes da UFSC em Querência do Norte, no Paraná. Nesta localidade, desde 2002 os agricultores assentados pela Reforma Agrária adotam o Pastoreio Racional Voisin (PRV) – técnica de pastagem para a produção agroecológica de leite. A apresentação do estudo acontece nesta terça-feira, das 11h45min às 12h, no Centro de Convivência.
O Pastoreio Racional Voisin, proposto por André Voisin em 1957, consiste num sistema que tem em vista o equilíbrio de três fatores: o solo, o pasto e o gado. Nesse sistema, o pasto que alimenta o rebanho deve passar por um tempo de repouso, para que possa crescer sem interrupções e agressões, até que esteja pronto para ser novamente consumido pelo gado. Segundo o PRV, para se produzir leite orgânico é preciso priorizar a alimentação das vacas com pasto balanceado nutricionalmente, com grande diversidade de gramíneas e leguminosas (forrageiras) e sem o excesso de adubos inorgânicos e venenos.
Sete propriedades participaram do projeto de implantação do PRV em Querência, onde a agricultura é familiar e a mão-obra provêm da própria comunidade. O artigo aceito para apresentação no congresso mostra que produtores de seis dessas propriedades se mostraram satisfeitos com os resultados da adoção do Pastoreio Voisin. Um dos produtores se mostoru insatisfeito e desistiu do processo. Os depoimentos dos demais mostram que foi obtida maior produção de pasto, melhora na composição da pastagem, redução da ocorrência de carrapatos e ainda, segundo os agricultores, as vacas se tornaram mais dóceis. A produção de leite se mostrou uma atividade mais rentável com o PRV e a utilização de agroquímicos caiu, enquanto o uso de produtos orgânicos e fitoterápicos cresceu.
O III Congresso Brasileiro de Agroecologia acontece de 17 a 20 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O tema de 2005 é “A sociedade construindo conhecimentos para a vida”. Conferências, mesas-redondas e oficinas discutirão assuntos como a educação e a agroecologia, opções de mercado e comercializações, produção animal e vegetal, ecosocialismo e homeopatia.
Mais informações sobre o congresso: 3331 5356/ (49) 224 4400 e no site www.agroecologia2005.ufsc.br. Sobre o trabalho: pinheiro@cca.ufsc.br.
Por Talita Garcia/ bolsista de Jornalismo da Agecom.