Evento gratuito discute inovação tecnológica

24/10/2005 14:50

Em parceria com a Associação Catarinense da Propriedade Intelectual e a Fapesc, o Departamento de Propriedade Intelectual da UFSC promove nesta quinta-feira, 27/10, o workshop “Inovação, propriedade intelectual e comercialização de tecnologia”. O encontro tem o objetivo de debater e esclarecer questões relacionadas ao desenvolvimento, proteção e comercialização de tecnologias por instituições de pesquisa, levando em conta que foi aprovada este mês a Lei de Inovações. Esta lei abre novas perspectivas para as relações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico entre universidades e empresas. O workshop será realizado entre 9h e 12h, no auditório do Parque Tecnológico Alfa – Fapesc, na Rodovia SC 401. A participação é gratuita.

Uma das palestrantes será a vice-presidente de propriedade intelectual da Yissum, empresa de transferência de tecnologia da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel), Renee Ben-Israel. A instituição é referência internacional na área de transferência de tecnologias resultantes de projetos universitários, sendo uma grande geradora de recursos e de inovações. A Yissum alcançou a cifra de US$ 34 milhões de dólares em transferência de tecnologias no ano de 2004, superando a Universidade de Harvard, que chegou à cifra de US$ 23,6 milhões. Também foi convidado a falar Ricardo Bergamo, coordenador do Núcleo de Patenteamento e Licenciamento da Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo (Fepesp).

Ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC, o Departamento de Propriedade Intelectual tem entre seus objetivos apoiar a proteção dos resultados da pesquisa aplicada, levando em conta os direitos de propriedade intelectual. Outro objetivo é incentivar a transferência para o setor produtivo e a sociedade. Promovendo o workshop, o departamento busca colocar pesquisadores da UFSC em contato com outras instituições que têm experiência no assunto.

De acordo com o professor Luiz Otávio Pimentel, diretor do Departamento de Propriedade Intelectual da UFSC, a expectativa é de que além de proporcionar a troca de informações, o encontro permita o debate sobre tabus como instituição pública e comercialização de tecnologia e a proteção do conhecimento pela propriedade intelectual.

Mais informações dpi@reitoria.ufsc.br ou 3331 9628