Estudantes de Engenharia da UFSC vão disputar competição regional de Mini Bajas

26/10/2005 14:24

Dois carros vão representar a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no III Desafio Dana – Baja / Sul, dias 29 e 30 de outubro, em Gravataí (RS). As provas vão avaliar a mecânica e o design dos veículos do tipo mini baja, elaborados por estudantes de engenharia de universidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A Equipe UFSC Mini Baja conta com a participação de 20 alunos, que desenvolveram do projeto à construção dos automóveis, chamados Uiraçu e Ilhéu.

O mini baja é um veículo de quatro rodas, para um ocupante, planejado para trajetos fora da estrada (off-road). A equipe de estudantes de engenharia da UFSC projeta os carros no computador e depois monta em laboratório, com auxílio da disciplina optativa “Veículos Automotores”, oferecida pelo professor Lauro Nicolazzi, do Departamento de Engenharia Mecânica. Nas aulas, eles conhecem todas as etapas que envolvem o projeto de um automóvel.

Através de quesitos como segurança, ergonomia, dirigibilidade, capacidade de tração, agilidade e resistência será escolhido o vencedor do III Desafio Dana – Baja / Sul. No último dia de competição, os carros vão disputar uma corrida de quatro horas de duração em circuito acidentado. O primeiro colocado receberá um motor de 10 HP.

Além desta competição, a equipe da UFSC está se preparando para disputar o SAE Brasil Mini Baja, em abril de 2006, em Piracicaba (SP). Neste ano, o Uiraçu conquistou o terceiro lugar e o Ilhéu ficou na sexta colocação, dentre 68 carros de 45 instituições do Brasil, Argentina e Estados Unidos.

Cada veículo custa em média R$ 20 mil. Algumas peças importadas, como os pneus, motores e o sistema de transmissão encarecem o protótipo. O projeto é financiado pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), pelo Departamento de Engenharia Mecânica e empresas privadas, como ZEN S.A., NSK, Rudolph Usinados, Wiest, PT Alliance, Ciser e Tractebel Energia.

Os carros

Os dois mini bajas da UFSC são muito semelhantes. Diferem no sistema de suspensão traseira: o Ilhéu possui suspensão independente e o Uiraçu tem eixo rígido e na transmissão, sendo o Uiraçu automático (variador contínuo de torque, o CVT) e o Ilhéu semi-automático (CVT + Caixa de Mudanças). A equipe da Universidade foi a única do Brasil que desenvolveu uma tecnologia de suspensão pneumática segura para ser utilizada nas provas.

Ilhéu – sexto colocado na competição SAE Brasil 2005, em Piracicaba, o Ilhéu apresenta suspensão independente do tipo duplo A nas quatro rodas. A principal inovação do protótipo é o câmbio de seis marchas associado com o CVT. Além de melhorar o rendimento ele garante um desempenho otimizado nas provas, por ser versátil em diferentes condições de solicitação. A utilização de engrenagens de dente reto ao invés de corrente de rolos faz com que o rendimento global da transmissão aumente, resultando num carro mais rápido e forte. Atualmente, o grupo estuda variações de calibragens de CVT e otimização da caixa de marcha.

Uiraçu – campeão na prova de slalon no BAJA CROSS 2004, o carro possui uma suspensão dianteira do tipo duplo A, e a traseira com eixo rígido, o que garante mais agilidade. O sistema de molas pneumáticas empregado, resultado de três anos de desenvolvimento, confere grande conforto e permite ajustes conforme o tipo de piso e obstáculos. O sistema de transmissão é constituído de CVT e redução fixa e o protótipo tem um ótimo desempenho em pistas com curvas muito fechadas.

III Desafio Dana – Baja /Sul

CRONOGRAMA:

Sábado (29/10/05)

08:00 Chegada das equipes/ Abertura da secretaria do evento/ Cadastramento das equipes

10:00 Provas (Segurança/ Motor/ Conformidade/ Conforto/ Rampa/ Slalom)

18:00 Encerramento das provas

20:00 Confraternização entre os participantes do evento (Churrasco)

Domingo (30/10/05)

09:30 Briefing com pilotos e capitães de equipe

10:30 Treino de classificação para formação do grid de largada (1 volta por carro)

11:30 Largada da primeira prova (1h de duração)

12:30 Intervalo

13:00 Largada da segunda prova (1h de duração)

14:30 Premiação

PARTICIPANTES

Santa Catarina (SC)

Ilhéu (UFSC) Florianópolis (SC)

Uiraçu (UFSC) Florianópolis (SC)

Velociraptor (UDESC) Joinville (SC)

Brazuca (UDESC) Joinville (SC)

13 Todo Torto UNIVILLE Joinville SC

Rio Grande do Sul (RS)

Mas Baja Tche (UPF) Passo Fundo (RS)

Chimango (UCS) Caxias do Sul (RS)

Barão Vermelho (ULBRA) Canoas (RS)

Mini Bugio I (UNIJUI) Panambi (RS)

Mini Bugio II (UNIJUI )Panambi (RS)

Equipe Tchê de Mini Baja (UFRGS) Poa (RS)

Bugatchê (PUC-RS) Poa (RS)

Bombaja (UFSM) Santa Maria (RS)

No ano passado, a equipe da UFSC conquistou a sexta e sétima colocação no evento. Já em 2003, os carros Ilhéu e Uiraçu ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Assessoria de Imprensa:

Marianna Wachelke (48)9907-2565 wachelke@gmail.com

Marina Gazzoni (48) 9934-4618 marinagazzoni@yahoo.com.br

Mais informações no site <a href=http://www.minibaja.ufsc.br

>www.minibaja.ufsc.br