Equipes de mini baja da UFSC participam de Campeonato Regional

27/10/2005 19:55

Dois carros vão representar a UFSC no III Desafio Dana – Baja / Sul, nos dias 29 e 30 de outubro, em Gravataí (RS). As provas vão avaliar a mecânica e o design dos veículos do tipo mini baja, elaborados por estudantes de engenharia de universidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A Equipe UFSC Mini Baja conta com a participação de 20 alunos, que desenvolveram do projeto à construção dos automóveis, chamados Uiraçu e Ilhéu.

A partir de quesitos como segurança, ergonomia, dirigibilidade, capacidade de tração, agilidade e resistência será escolhido o vencedor do III Desafio Dana – Baja / Sul. No último dia de competição, os carros vão disputar uma corrida de quatro horas de duração em circuito acidentado. O primeiro colocado receberá um motor de 10 HP.

Dentre as 13 equipes participantes, cinco são de universidades catarinenses – UFSC, Udesc e Univille. No ano passado, a equipe da UFSC conquistou a sexta e sétima colocação no evento. Já em 2003, os carros Ilhéu e Uiraçu ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Além desta competição, a equipe da UFSC está se preparando para disputar o SAE Brasil Mini Baja, em abril de 2006, em Piracicaba (SP). Neste ano, o Uiraçu conquistou o terceiro lugar e o Ilhéu ficou na sexta colocação, dentre 68 carros de 45 instituições do Brasil, Argentina e Estados Unidos.

O projeto

O mini baja é um veículo de quatro rodas, para um ocupante, planejado para trajetos fora da estrada (off-road). A equipe de estudantes de engenharia da UFSC projeta os carros no computador e depois monta em laboratório, com auxílio da disciplina optativa “Veículos Automotores”, oferecida pelo professor Lauro Nicolazzi, do Departamento de Engenharia Mecânica. Nas aulas, eles conhecem todas as etapas que envolvem o projeto de um automóvel.

Cada veículo custa em média R$ 20 mil. Algumas peças importadas, como os pneus, motores e o sistema de transmissão encarecem o protótipo. O projeto é financiado pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), pelo Departamento de Engenharia Mecânica e empresas privadas, como ZEN S.A., NSK, Rudolph Usinados, Wiest, PT Alliance, Ciser e Tractebel Energia.

Fonte: Site Unaberta/ Por Marianna Wachelke