Energia solar abastece motocicleta
Uma motocicleta movida pela energia do sol. Esse é o mais novo projeto desenvolvido por dois laboratórios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) — o Laboratório de Energia Solar, do Departamento de Engenharia Mecânica (Labsolar/EMC) e o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, do Departamento de Engenharia Civil (Labeee/ECV). O objetivo dos pesquisadores é desenvolver um meio de transporte de baixo custo, que acarrete menos prejuízo ao meio ambiente em relação aos veículos movidos por combustíveis fósseis. O desempenho do protótipo da “Mobilec”, que foi produzido por uma empresa suíça, será avaliado a partir da próxima semana.
De acordo com o coordenador do projeto, o professor do Departamento de Engenharia Civil Ricardo Rüther, entre as principais vantagens da Mobilec está o custo por quilômetro rodado, o qual, segundo previsões feitas pelos pesquisadores, é bastante inferior ao de veículos que utilizam combustíveis fósseis (gasolina, álcool e diesel). Além disso, a motocicleta não emite gases poluentes e não produz ruído. “O projeto envolve o que chamamos de mobilidade social, pois trata de um veículo de baixo custo que pode substituir o transporte convencional para uma parcela significativa da população”, explica o professor.
Fase de testes – A motocicleta terá espaço reservado em frente ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC, onde foi instalada uma estrutura que contém seis painéis solares fotovoltaicos. Mais do que abrigar a Mobilec, a função do pequeno telhado é captar a energia solar e transformá-la em energia elétrica. Isso acontece por meio da movimentação de elétrons, excitados pela interação da luz do sol com materiais semicondutores – como o silício presente nos painéis.
A energia gerada por esse processo será armazenada em oito baterias. “As baterias têm a função dos tanques subterrâneos presentes nos postos de combustível. Quando estiver estacionada no local, a motocicleta será abastecida com a energia armazenada”, afirma o professor. A Mobilec pode rodar até 30 quilômetros sem necessidade de uma nova carga – fator que, conforme Rüther, a tornaria ideal para ser utilizada por universitários. “A distância percorrida pelos estudantes para se deslocarem até a universidade é compatível com esse número.”
O protótipo é baseado em modelos de motocicletas movidas a energia elétrica, já utilizadas em alguns países da Europa. Mas a “versão solar” da Mobilec sofreu algumas adaptações mecânicas, como o motor acoplado à roda traseira e o chamado freio regenerativo – com esse sistema, a energia liberada a cada freada realimenta as duas baterias existentes no interior da motocicleta.
De acordo com Rüther, a Mobilec funciona como uma moto de baixa capacidade e pode atingir cerca de 40 quilômetros por hora. A partir de agora, esse e outros números, como tempo necessário para recarga, desempenho e autonomia, serão verificados. “Até o final deste ano, os primeiros dados, mais precisos, já poderão ser divulgados”, garante o professor.
Na parceria que resultou na Mobilec, o Labsolar é responsável pelo projeto do sistema solar fotovoltaico (da motocicleta), enquanto o Labeee desenvolve a estrutura que comporta os painéis solares. Além do professor Rüther, três estudantes de graduação formam a equipe de pesquisa: Clarissa Zomer, do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marcelo Monteiro Dacoregio, da Engenharia de Produção Elétrica, e René Toaldo, da Engenharia Elétrica.
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Débora Horn
Informações com o professor Ricardo Rüther (48) 3331-5174 ou ruther@mbox1.ufsc.br
Conheça o Laboratório de Energia Solar em www.labsolar.ufsc.br
Saiba mais o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações www.labeee.ufsc.br
Visite também os departamentos de Engenharia Mecânica www.emc.ufsc.br e de Engenharia Civil www.ecv.ufsc.br