Encontro reúne estudantes para discutir conservação ambiental
Aproximadamente 900 estudantes se reuniram ontem, no Hotel Castelmar, na I Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente e a I Mostra Ambiental de Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O evento abriu espaço a exposição de projetos ambientais, discutiu a instalação da “Comissão de Meio-Ambiente e Qualidade de Vida: Com-Vida” nas escolas e motivou os estudantes a participarem da II Conferência Nacional pelo Meio-Ambiente, em Brasília, no mês de dezembro. Além disso, cada unidade escolar apresentou uma responsabilidade assumida baseada em acordos internacionais sobre mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e diversidade étnico-racial.
Segundo Sueli Andrade, coordenadora do evento, das 24 escolas municipais de 5ª a 8ª série, 20 participaram do encontro, além de 15 escolas da rede estadual. Um dos destaques foi a apresentação da aluna Tamara Liana Dutra, da Escola Paulo Fontes. Ela declamou uma poesia a respeito do tema “diversidade étnico-racial”.O protocolo de Kyoto, a Convenção sobre Biodiversidade Biológica, a Declaração de Roma e a Declaração de Durban são os quatro acordos firmados internacionalmente em que se basearam as escolas para desempenhar seu papel social de conscientização ambiental.
A Com-Vida, explica Sueli, é uma nova forma de organização na escola, que deve contar com a participação de alunos, professores, funcionários, diretores, associação de pais e professores e líderes comunitários. O objetivo é assegurar o direito e o dever que cada aluno tem em exercer sua cidadania para a preservação do meio ambiente.
Tendo em vista a degradação ambiental que vem acontecendo na capital catarinense, ao final da conferência, foi elaborada a Carta Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente de Florianópolis. Dentre outros pontos, o documento prevê a realização de encontros ambientais com grupos de escolas fora do âmbito escolar, o fortalecimento da Com-Vida e a realização da Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente a cada dois anos.
O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), a Secretaria Estadual de Educação e os Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente. A Conferência contou com a presença da consultora do MEC, Dayse Cordeiro, e do diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, José Vicente Freitas.
Mais informações pelo e-mail: sueli@pmf.sc.gov.br.
Por Talita Garcia/ bolsista de Jornalismo da Agecom.