Empresa Júnior de Biologia deve começar a funcionar efetivamente

21/10/2005 15:51

Dentro de pouco tempo, a Empresa Júnior de Ciências Biológicas da UFSC, que conseguiu se estabelecer a partir do empenho de alguns alunos e da ajuda de professores, deve começar a atuar nas áreas ambiental e biológica. A Empresa Júnior foi criada em maio de 2004, devido à necessidade de proporcionar aos estudantes uma formação mais voltada ao mercado de trabalho. Nesse semestre, os membros da empresa concluirão as pesquisa que vão determinar exatamente quais os serviços que devem ser prestados.

A Empresa Júnior de Biologia é formada por 15 membros efetivos, todos alunos de graduação. Além disso está sendo formada uma nova comissão que reúne professores e representantes da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC) e do Conselho Regional de Biologia (CRBio). A criação dessa comissão é vista pelos estudantes como um diferencial para empresa, isso porque eles poderão trabalhar diretamente com profissionais que estão inseridos no mercado.

As principais áreas de atuação da empresa serão educação e consultoria ambiental, além de ecoturismo. A entidade também fará a conexão entre empresas e estudantes que oferecem e procuram vagas de estágios. Um dos trabalhos já desenvolvidos pela empresa foi a restauração de um laboratório no Colégio Getúlio Vargas. Atualmente, a Empresa Jr. de Biologia é responsável pela organização de minicursos que abordam os mais variados temas ligados à biologia.

Todas as vitórias do grupo são comemoradas pelos alunos. No último mês, a empresa recebeu um espaço próprio para realização dos trabalhos e reuniões. Até então, a empresa funcionava em uma sala cedida pelo PET da Biologia. O novo local foi oferecido por professores e vai abrigar provisoriamente a Empresa Jr. de Biologia, até a equipe se estabelecer definitivamente.

Para os estudantes, a criação da entidade é importante para expandir a formação dos alunos. Ela também deve mudar a concepção de que o profissional da biologia trabalha apenas em laboratórios, fazendo pesquisas, ou em salas de aulas, lecionando. A partir do trabalho na Empresa Jr. os estudantes poderão ter contato com áreas da profissão que antes eram pouco exploradas, principalmente aquelas ligadas ao mercado de trabalho e de prestação de serviços.

Mais informações pelo site www.simbiosis.ufsc.br

Por Julia Fecchio/bolsita de jornalismo da Agecom/UFSC