Diretor de Museu de Ciências da Escócia visita UFSC na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Integrando a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a UFSC recebe nesta quarta e quinta-feira a visita do geólogo Stuart Monro, diretor do Museu “Our Dynamic Earth”, em Edinburg, na Escócia. No primeiro dia, Monro deve se encontrar com o grupo Viva Ciência, que vem articulando a instalação de um Centro Interativo de Ciências da UFSC. No segundo dia vai ministrar um seminário com o tema “Comunicação em Ciência”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). O professor vai também conhecer o planetário e o Departamento de Geociências da universidade.
Membro da British Geological (BGS), o professor Monro contribuiu de maneira significativa para o entendimento da geologia da região central da Escócia e para a aplicação da geologia a problemas ambientais. Ensinou geologia na “Open University” (1994-2002) e teve papel fundamental na consolidação do Museu “Our Dynamic Earth”, onde é responsável pelos conteúdos científicos das exposições. Também participa do Fórum Educacional do “Steering Group of the Scottish Earth Science”. Com suas atividades, Monro ajuda na promoção da ciência junto ao público.
Na quarta-feira, 5/10, quando se encontra com o Grupo Viva Ciência, das 14h às 16h, Monro deve fazer um relato de sua experiência com museus na Escócia. Na manhã de quinta, o geólogo tem uma visita agendada ao planetário da UFSC e/ou ao Departamento de Geociências. À tarde, das 14h às 16h, acontece o seminário “Comunicação em Ciência” no PPGECT, na sala 66 do CFM. A vinda de Stuart Monro ao Brasil é uma promoção conjunta do Conselho Britânico, Museu da Vida-Fiocruz, Universidade de São Paulo e PPGECT/UFSC.
Informações: 3331 9234 / ramal 218.
Por Talita Garcia/ Bolsista de Jornalismo da Agecom
A Semana
Água é destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O Ministério da Ciência e Tecnologia promove, entre os dias 3 e 9 de outubro deste ano, a II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o intuito de divulgar pesquisas produzidas pelos laboratórios e universidades brasileiras, além de mobilizar crianças e jovens para tomar conhecimentos dessa produção, a Semana é coordenada pelo Ministério, em parceira com governos estaduais e municipais. Cada Estado da Federação possui um comitê organizador que tem a função de selecionar os projetos e atividades que estarão na programação do evento. Em Santa Catarina esse comitê fica na UFSC.
A participação na Semana é gratuita. São aceitas inscrições de universidades, institutos de pesquisa, escolas públicas e privadas, centros e museus de ciência, centros tecnológicos, entidades científicas e tecnológicas, secretarias estaduais e municipais de ciência e tecnologia e de educação, fundações de amparo à pesquisa, parques e jardins botânicos, comissões de Ciência e Tecnologia das casas legislativas, empresas públicas e privadas, meios de comunicação, órgãos governamentais e da sociedade civil.
Grupos de pesquisa, professores, clubes de ciência, bibliotecas, feiras de ciência, centros comunitários, sindicatos, associações diversas e grupos de discussão na internet que quiserem participar expor ou debater sobre ciência também podem participar da Semana.
A meta do Ministério para o evento deste ano é realizar atividades em mais de 1000 cidades em todo o Brasil. Em 2004, a Semana contou com a participação de mais de 500 instituições de ensino e pesquisa e 1.842 atividades aconteceram em 252 municípios.
A exemplo do ano passado, a Semana de Ciência e Tecnologia vai ter um tema especial. Se em 2004 o céu recebeu a atenção dos participantes, neste ano a água vai ganhar destaque entre as atividades do evento científico. Intitulada de “Brasil, Olhe Para a Água!”, o objetivo desta iniciativa é que sejam organizados eventos e discussões sobre temas ligados à água em todas as cidades do país. Entre os focos da Semana estão as riquezas do mar, a estrutura da água, a poluição dos rios e lagos, a água no planeta, a sua qualidade e reutilização e a vida nas águas.
Visite o site oficial do evento: http://http://semanact2005.mct.gov.br/evento/
Por Leo Branco / Bolsista de Jornalismo da Agecom
 
        































 
 
 
 
 
 
