Dia Internacional de Atenção à Gagueira – 22 de outubro
Na semana de 16 a 22 de outubro estão sendo realizadas, em 15 estados brasileiros, ações dirigidas à população em geral, com o objetivo de esclarecer o que é gagueira e de apresentar os tratamentos disponíveis. Ointuito dos organizadores é também contribuir para o respeito e a dignidade das pessoas que gaguejam e seus familiares.
Campanha 2005 :“GAGUEIRA NÃO TEM GRAÇA: TEM TRATAMENTO”
Nos Estados Unidos, todos os anos, uma pessoa famosa que gagueja é convidada para ser o símbolo da campanha de sensibilização sobre a gagueira. Bruce Willis e Julia Roberts estão entre os nomes de destaque que já participaram, contando sua experiência pessoal e divulgando, com suas imagens e depoimentos, a importância do conhecimento da gagueira como ponto de partida para a superação dos obstáculos. O mesmo acontece em outras partes do mundo.
No Brasil, embora as pesquisas científicas e os tratamentos da gagueira estejam avançados, apenas uma pequena parcela da população tem conhecimento desses avanços. Ainda persistem diversas idéias errôneas. Exemplos: muitos pais fazem de conta que seu filho não está gaguejando e adotam a estratégia infrutífera do “espere que passa”; o apelo a simpatias infelizmente ainda é um recurso bastante comum; e a concepção de que basta ter “força de vontade” para parar de gaguejar é uma idéia que ainda persiste. Em suma, a população desconhece que gagueira é uma dificuldade real de fala e não uma mera questão
de falta de empenho ao falar. 
A gagueira é involuntária e quanto mais a pessoa tenta controlar sua fala para não gaguejar, mais gagueja. É frustrante querer falar, ter o que falar e não conseguir. Conviver com a gagueira todos os dias, durante anos, pode levar a uma sensação de incapacidade e impotência, pois a pessoa não compreende o que acontece consigo mesma e não sabe como enfrentar o problema.
Como o estigma social é grande, a pessoa que gagueja se vê encorajada a negar ou ocultar a gagueira. Compreender a gagueira é um pré-requisito para lidar com ela de forma mais adequada e para superá-la.
No desejo de democratizar esses conhecimentos a campanha visa esclarecer que gagueira é um sério distúrbio de fala, mostrar que esse distúrbio pode ser muito destrutivo para a pessoa que gagueja e para seus familiares e ainda divulgar a existência de tratamentos eficazes, que serão tanto mais eficazes quanto mais cedo forem iniciados.
Comissão Organizadora :
Fonoaudióloga Me. Ignês Maia Ribeiro – ignes@uol.com.br
Fonoaudióloga Eliana Maria Nigro Rocha – eliananigrorocha@uol.com.br
Fonoaudióloga Mestranda Sandra Merlo – andramerlo@abragagueira.org.br
Fonoaudióloga Me. Daniela Verônica Zackiewicz – daniela.veronica@itelefonica.com.br
Coordenação SC
Marta Maria Chiquetto – martachiquetto@hotmail.com
Realização :
  CEFAC – Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica – www.cefac.br ,ABRAGAGUEIRA – Associação Brasileira de Gagueira – www.abragagueira.org.br e Hospital do Servidor Público Estadual – www.iamspe.sp.gov.br
Conheça mais sobre esse distúrbio da fala e a programação completa dessa campanha nos sites oficiais da campanha relacionados acima, podendo também  participar, nesse período, do Fórum on-line, com resumos de autores sobre suas abordagens fonoaudiologicas no tratamento da gagueira do desenvolvimento. O Fórum estará aberto a questões.
Sitio: www.abragagueira.org.br
Programação em Florianópolis:
– Entrevista no programa “Medicina e Saúde” da rádio CBN no dia 22 de outubro
– Esclarecimentos para a população no shopping Beira Mar pelas alunas e professores do curso de fonoaudiologia da Faculdade Univali no dia 21 de outubro.
Procure um fonoaudiólogo especializado em Gagueira.
 
        































 
 
 
 
 
 
