Coral da UFSC leva chorinho à comunidade do colégio Padre Anchieta

Coral da UFSC tem 40 anos de história
A estréia desse projeto aconteceu há poucos dias, quando o Coral esteve na Escola Simão Hess, no bairro da Trindade. “Percebemos que alunos, pais e funcionários da escola tiveram uma ótima oportunidade para apreciar outro estilo da música brasileira, com sons diferentes daqueles a que estão acostumados a ouvir”, diz o diretor Ney Siqueira, “Muita gente nova nem sabia bem o que era chorinho. Agora já sabe”, completa.
O projeto de extensão que está sendo realizado pelo Coral da UFSC possui outros desdobramentos, como “Música para portadores de Parkinson”, “Trilhando Caminhos para uma nova escuta, para usuário de Implante Coclear”, além do espetáculo “Vozes no Choro”, em apresentações didáticas com a participação de músicos da cidade.
“Vozes no Choro” também foi apresentado no Paraná, durante o X Festival Internacional de Corais de Maringá, em fins de setembro, em apresentação especial, que encerrou uma das noites do festival. Além de cantar em outros locais da cidade, o Coral da UFSC gravou uma música em estúdio, para o CD que contará com a participação de 18 corais, como forma de registrar e divulgar a música de grupos presentes no festival. Para muitos cantores, a gravação foi uma experiência inédita. Segundo os organizadores do evento, o CD deverá ficar pronto em novembro próximo.
O Coral da UFSC tem 40 anos de história, e já passaram pelo grupo mais de 2.500 cantores, entre brasileiros e estrangeiros. Atualmente o coral possui 53 componentes e é formado por alunos, professores e funcionários da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.
Desde maio de 2004, conta com a regência de Miriam Moritz formada em 1987, que já regeu vários concertos em congressos, recitais e encontros de corais, atuou em diversos países da Europa, e é pós-graduada em Musicoterapia.
Coral da UFSC / Departamento Artístico Cultural / Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC.
Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC