Círculo de Leitura com a escritora Clarmi Régis nesta quinta na UFSC
Apesar do incêndio que atingiu nesta terça o prédio onde funciona a Editora da UFSC, o Círculo de Letra acontece, no Espaço Cruz e Sousa, onde funciona a livraria, a partir das 17h.
A leitura faz parte, desde a infância, do ofício da escritora Clarmi Régis. Professora a partir dos 14 anos e doutoranda em Teoria Literária na UFSC, sempre mexeu com educação, arte e literatura. Autora do livro de contos Sombras & silhuetas, Clarmi é a décima primeira convidada de honra do Círculo de Leitura de Florianópolis.
O Círculo de Leitura, idealizado pela equipe da EdUFSC, congrega amantes do livro. Tem conseguido reunir uma vez por mês escritores, artistas, professores, jornalistas, estudantes, pesquisadores e demais pessoas dispostas a difundir o hábito da leitura. Trata-se de uma conversa informal sobre obras que estejam sendo lidas no momento pelos participantes e convidados. A sessão é aberta e conduzida pelo convidado especial: sempre alguém com reconhecida dedicação è leitura.
Dez leitores credenciados, nessa condição, já foram convidados. Nas sessões anteriores compareceram os escritores Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Salma Ferraz, Jaime Ambrósio, Mário Pereira, Regina Carvalho, Valdemir Klamt, Celestino Sachet e Cleber Teixeira. A divulgação pela imprensa tem garantido, em todos os encontros, a presença de novos adeptos da iniciativa.
Clarmi é uma leitora e ao mesmo tempo estudiosa da leitura. Quando começou a lecionar, aos 14 anos, passou a trabalhar com grupos que eram preparados para o exame de admissão no antigo ginasial. “A partir daí, na escola regular, construí minha vida e trilhei meus caminhos; busquei minhas verdades e tentei transmiti-las.” Ela considera impossível separar o ato de ensinar da leitura e busca do conhecimento: “por essa razão, nossa participação em cursos, o mergulho na literatura, na leitura, a angústia da procura permanente”. A sua ligação com a leitura está também vinculada aos trabalhos realizados junto ao MEC, à Secretaria Estadual de Educação, ao Colégio de Aplicação, ao Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística da UFSC (Nupill) e à Volex. As pesquisas no campo da leitura e hipertexto foram aprofundadas no mestrado em Literatura Brasileira. Clarmi é uma das autoras que integra, por exemplo, o livro de estréia da nova Coleção da EdUFSC, Literatura em zero e um: Caminhos cruzados, onde aborda, no artigo “Democratização ou exclusão?”, o uso de ferramentas e processos digitais no contexto educacional. O seu próximo livro também integrará esta coleção e já tem título definido: O texto no espaço virtual: a leitura em rede.
Leitura e texto acompanham a sua vida pessoal e profissional. Foi assim que ministrou vários cursos de produção textual, leitura e produção nos meios eletrônicos e elaboração do texto dissertativo. Professora de português, gramática, redação, compreensão de textos e literatura, Clarmi considera a leitura essencial à inclusão social, à conquista da cidadania e ao exercício pleno da própria democracia.
A escritora, além de oficinas de leitura e criação literária, proferiu inúmeras palestras sobre leitura e ciberleitura. Foi uma das organizadoras, em 2002, do encontro Do livro ao computador – esculpindo textos, realizado na UFSC. No Nupill criou um programa de ensino de “Leitura e literatura – o prazer da leitura”.
Ganhadora de vários prêmios literários, publicou contos, crônicas e ensaios em jornais, revistas e antologias. Em 1998, publicou pela EdUFSC, dentro da Coleção Ipsis Litteris, Sombras & silhuetas, premiado com o troféu Boi de mamão em 1999. São dez contos, nos quais, segundo a escritora Tânia Regina Ramos, a autora “estrutura papéis femininos ou situações que ultrapassam as condições domésticas, impostas pela tradição, mesmo falando de maternidade, conquistas amorosas, sedução, casamento”. Clarmi organizou ainda a publicação do livro Dez anos de vestibular – UFSC (1991) e coordenou a equipe que elaborou a 1ª edição do livro Uma escolha mais consciente no vestibular (1989).
Entrevistas e outras informações com Clarmi Régis pelo fone (48) 3233-0803; ou com Alcides Buss pelo fone (48) 3331-9605
Fonte: Editora da UFSC