5º Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Controle e Automação de 9 a 14 de outubro
Uma guerra movimentou os arredores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no último domingo. Calma: a batalha foi travada entre robôs acionados por controle remoto e é apenas uma das atrações do 5º Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Controle e Automação (Eneca) – que ocorre de 9 a 14 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis. Com o tema “Automação é nossa praia: desenvolvendo a tecnologia nacional”, o evento tem uma programação repleta de palestras, exposições, debates e atividades práticas voltadas a estudantes, pesquisadores e profissionais da área tecnológica.
Neste ano, o Eneca é organizado por alunos do Departamento de Automação e Sistemas (DAS/UFSC) e já superou todos os recordes de público. Foram registradas cerca de mil inscrições, mais que o dobro do número de participantes inscritos na última edição do Encontro – que ocorreu em 2004, na cidade de Ouro Preto (MG). “Nosso objetivo é integrar estudantes de várias instituições do País, fazendo uma troca de conhecimentos e experiências”, afirma Luiz Fernando Ferreira, aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC.
Segundo os organizadores, outra meta do Eneca 2005 é mostrar à comunidade o trabalho realizado pelas instituições participantes, por meio de atividades abertas ao público. A primeira delas é a “Guerra de Robôs”, uma competição em que os protagonistas são as máquinas projetadas por estudantes de várias áreas da engenharia. Colocados em uma arena e acionados por controle remoto, os robôs, que chegam a pesar 50 quilos, têm a missão de destruir o adversário. A batalha está marcada para o dia 9 e começa às 14 horas, no ginásio da Elase – que fica próximo a UFSC. Quem quiser assistir, pode comprar o ingresso no local por R$5,00.
Na terça-feira, 11, começa o “Desafio Inteligente”, outra competição entre robôs. Mas, nesse caso, eles são autônomos, ou seja, não há intervenção humana. Assim, as máquinas são programadas antes de entrar na arena, para executarem determinada missão – neste ano, segundo o enredo, eles terão que capturar “ovelhas” em terreno inimigo e depositá-las em um cercado. O grande campeão será o robô que obtiver o melhor desempenho na execução das atividades – e só será conhecido na quinta-feira. O Desafio Inteligente ocorrerá sempre no período da tarde, no Centro de Cultura e Eventos. O ingresso para assistir a performance dos robôs custa R$ 3,00 ou 1 quilo de alimento não-perecível – para cada dia de competição.
Os participantes do Eneca também conhecerão trabalhos desenvolvidos por alguns dos laboratórios do Centro Tecnológico da UFSC, que terão espaço reservado no Centro de Cultura e Eventos para expor seus projetos. Além disso, poderão assistir a uma série de palestras ministradas por pesquisadores e representantes de empresas de tecnologia.
A Organização do Encontro espera que, durante o evento, seja discutida a criação da Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia de Controle e Automação (Abeeca). “Essa é uma proposta já bastante debatida entre os estudantes, pois ainda não temos uma entidade representativa”, diz Ferreira.
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Débora Horn
Informações com o estudante Luiz Fernando Ferreira, por telefone (48) 3331-7544 e (48) 991-0929 ou por e-mail (comunicação@eneca.ufsc.br)
Informaçõessobre o Eneca em www.eneca.ufsc.br
Veja também os sites das competições que fazem parte do evento:
www.guerraderobos.com.br
e www.desafiointeligente.com.br
Conheça o Departamento de Automação e Sistemas em www.das.ufsc.br