4ª Jornada Acadêmica de Produção Científica sobre a Criança e o Adolescente
Estudantes, pesquisadores, representantes de ONGs e de governos participam na próxima segunda e terça-feira (24 e 25/10), em Florianópolis, da 4ª Jornada Acadêmica de Produção Científica sobre a Criança e o Adolescente, evento realizado com o objetivo de trocar informações sobre pesquisas desenvolvidas na área e de influenciar os governos na adoção de políticas públicas para o setor.
A Jornada é organizada pelo Núcleo da Criança e do Adolescente (Nuca) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Cidade Futura e acontece no auditório da Justiça Federal e no Centro de Ciências da Educação (Faed) da Udesc, no centro da Capital.
Os bons resultados obtidos nas edições anteriores do evento, com a participação de trabalhos de vários lugares do Brasil, levaram a organização a realizar neste ano, simultaneamente, o 1o Seminário Nacional sobre Sociabilidades, Redes e Políticas para a Criança e o Adolescente, com a presença de estudiosos de diversas universidades brasileiras.
Programação:
A conferência de abertura, “Ética e políticas públicas para criança e adolescente”, acontece na segunda-feira (24), às 9h45min, no auditório da Justiça Federal, com a participação da médica pediatra Rachel Sanches, do setor de saúde coletiva da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro. Logo depois, Silvia Spósito, da seccional catarinense da Escola Brasileira de Psicanálise, abordará em sua palestra o tema “Adolescência e marginalidade”.
Para o período vespertido, está programada uma mesa-redonda sobre o tema “Olhares sobre o risco em crianças e adolescentes”, com a participação de profissionais ligados a diferentes áreas do conhecimento: Oscar Calávia Sáez, professor do departamento de Antropologia Social, e Myriam Raquel Mitjavila, do departamento de Serviço Social, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o psiquiatra Rui Iwersen, membro do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa/SC) e funcionário do Centro de Atenção Psicossocial, em Florianópolis, e a socióloga Estela Scheinvar, das Universidades Federal Fluminense (UFF) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na terça-feira (25), a manhã será dedicada aos 50 trabalhos inscritos, vindos de várias cidades catarinenses. A apresentação das pesquisas desenvolvidas em universidades acontece nas dependências da Faed/Udesc e abordará quatro linhas temáticas: Saúde, Família e Sexualidade; Políticas Públicas; Direitos e Justiça; Educação, Arte e Comunicação; Saúde e Dependência Química.
Os temas neste ano são variados. Há trabalhos que analisam o uso da dança por adolescentes em situação de risco social, e outros, que tratam da pedofilia e da pornografia infantil na internet. Dos trabalhos inscritos constam também a avaliação do parto sem dor na América Latina nos anos 1960 e 1970, e a influência da mídia nos padrões de beleza e de moda entre os adolescentes. A relação completa dos trabalhos está no site www.faed.udesc.br/dape
À tarde, acontece a conferência “Sociabilidades, Redes e Políticas para Crianças e Adolescentes”, contará com a presença de Claudia Fonseca (Antropologia – UFRGS), Gustavo Venturi (Sociólogo – Fundação Perseu Abramo/SP) e Gilka Girardello (CCE – UFSC).
SERVIÇO:
A taxa de inscrição para os participantes que desejam receber um certificado é de R$ 15,00.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.faed.udesc.br/dape, pelo email eventosnuca@udesc.br, fone (48) 3222-9168 ramal 36 (manhã) ou na rua Visconde de Ouro Preto, 457, Centro. Os eventos contam com o apoio do Tribunal de Justiça, Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia/Governo do Estado, Parati, Fiepe, Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina e Ministério Público do Estado de Santa Catarina.
Dia 24, segunda-feira
8h: Credenciamento
9h: Cerimonial de abertura
9h45: Conferência de abertura “Ética e políticas públicas para criança e adolescente”, com Rachel Sanches (Saúde Coletiva – Fiocruz/RJ)
11h: Palestra “Adolescência e marginalidade”, com Silvia Spósito (Escola Brasileira de Psicanálise/SC)
12h: Almoço
13h: Mostra de vídeos
14h: Mesa Redonda “Olhares sobre o risco em crianças e adolescentes”, com Oscar Calávia Sáez (Antropologia Social/UFSC), Myriam Raquel Mitjavila (Serviço Social/UFSC), Rui Iwersen (Psiquiatra – Centro de Atenção Psicossocial/Fpolis e membro do GAPA/SC) e Estela Scheinvar (Socióloga – UFF/RJ)
Dia 25, terça-feira
8h às 12h: Apresentação de comunicações – Linhas Temáticas: Saúde, Família e Sexualidade; Políticas Públicas; Direitos e Justiça; Educação, Arte e Comunicação; Saúde e Dependência Química.
13h: Mostra de vídeos
14h: Conferência “Sociabilidades, Redes e Políticas para Crianças e Adolescentes”, com Claudia Fonseca (Antropologia – UFRGS); Gustavo Venturi (Sociólogo – Fundação Perseu Abramoo/SP) e Gilka Girardello (CCE – UFSC)
ONDE:
As mostras de vídeos e a apresentação de comunicações acontecem no Centro de Ciências da Educação (Faed) da Udesc. O restante da programação, no auditório da Justiça Federal/antigo Cine Cecomtur.
Endereços:
Faed/Udesc – rua Saldanha Marinho, 196, Centro
Justiça Federal – rua Arcipreste Paiva, 107, Centro
Fonte:Assessoria de Imprensa
4ª Jornada Acadêmica de Produção Científica sobre a Criança e o Adolescente
Ana Cláudia Menezes
Jornalista (MTb 00530 JP)
anamenezes@sodisa.com.br
Fone: (48) 9992-6527
 
        































 
 
 
 
 
 
