12º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina

24/10/2005 09:43

AÇOR é uma festa estadualizada que acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense, onde mostramos o que temos de mais autêntico e preservado da Cultura de Base Açoriana no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade.

Teremos no 12º AÇOR exposições, apresentações culturais, oficinas e brincadeiras tradicionais. O Evento acontecerá neste ano na cidade de Barra Velha, no período de 28 a 30 de outubro de 2005.

Já realizamos o AÇOR nas cidades de Itajaí, Imarui, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari,Tijucas e São Francisco do Sul.

Um dos objetivos do Núcleo de Estudos Açorianos – NEA/UFSC, quando criou a festa, é que, em breve, tenhamos no litoral de Santa Catarina um corredor turístico cultural com várias festas apresentando a nossa história.

O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC atua hoje em 40 municípios do litoral do nosso estado com palestras, cursos, exposições e principalmente fazendo pesquisas, preservando e divulgando estes valores desta cultura.

No 12º AÇOR estaremos realizando as exposições “Imagens dos Açores” de Joi Cletison ( que mostra, através da fotografia, vários momentos da vida nos Açores), “Festa do Divino em Barra Velha” fotografia de Eder Bartolo, “A Presença Açoriana da Ilha de Santa Catarina” do fotógrafo Joi Cletison (traz imagens da forte presença da cultura de base açoriana da Ilha de Santa Catarina), “AÇOR” com fotografias de Francisco do Vale Pereira e Joi Cletison ( é uma mostra fotográfica/retrospectiva das dez edições anteriores da Festa Açoriana), “A Farinhada” fotografias de Carolina Coral.

Teremos um pavilhão dos Estandes Culturais onde estarão representados 38 municípios e instituições do litoral de Santa Catarina, apresentando o seu artesanato de referência regional com base na cultura açoriana. Neste espaço teremos diversos artesões produzindo e comercializando suas peças. Nos três dias de festa teremos mais de 60 apresentações folclóricas,três shows musicais no encerramento das noites nos dias 28,29 e 30. No dia 29 de outubro às 10h, na av. Santa Catarina acontecerá o Desfile Folclórico dos grupos que atuarão nos três dias de Festa. Já no Domingo, às 9h será realizada a Missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, e estão confirmadas oito cantorias (folias) e 17 bandeiras do Divino Espírito Santo de varios municipios para cantarem e tocarem durante a missa.

Serão oferecidas à comunidade oficinas gratuitas de Cerâmica Utilitária e Cerâmica Figurativa, no pavilhão dos Estandes Culturais . As inscrições serão no local com vagas limitadas.

Funcionará na festa uma praça de alimentação oferecendo aos visitantes diversos pratos da culinária açoriana. Um engenho de farinha de mandioca, com tração animal, fará apresentação da produção artesanal de farinha de mandioca.

Participarão do evento 53 Municípios e Instituições Culturais, 41 Grupos Folclóricos e 8 Cantorias (folias) do Divino Espírito Santo.

Todas as atrações, nos três dias de festa, são gratuitas, com exceção da gastronomia. A festa acontece na cidade de Barra Velha.

A promoção da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina é da Universidade Federal de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Barra Velha, a realização é do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC. Contamos com o patrocínio da Petrobrás e o apoio cultural das leis de incentivo a cultura federal e estadual.

O folder com a programação do 12º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, pode ser obtido em www.nea.ufsc.br/programacao 12acor.zip ou na página do NEA no link noticias.

Mais informações com: Joi Cletison 48 998-8938, Francisco 48 911- 4477 ou www.nea.ufsc.br

Fonte: Núcleo de Estudos Açorianos/PRCE/UFSC