UFSC sedia III Congresso Brasileiro de Agroecologia

27/09/2005 14:18

Realizado há dois anos em Porto Alegre, o Congresso Brasileiro de Agroecologia acontece em 2005 de 17 a 20 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Com o tema “A sociedade construindo conhecimentos para a vida”, o evento terá mesas-redondas e conferências que discutirão assuntos como educação e agroecologia, opções de mercado e comercialização, produção animal e vegetal, ecosocialismo e biodiversidade.

Em torno de dois a três mil congressistas de vários estados brasileiros e de países do Mercosul são esperados para o congresso, que envolve professores, pesquisadores, estudantes e agricultores. As plenárias trarão especialistas, personalidades e expoentes da área ambiental e agroecológica nacional e internacional, como Leonardo Boff, João Pedro Stédile, John Wilkinson, Patt Mooney, Miguel Rosseto, Martinez Allier, Pinheiro Machado, Vandana Shiva, entre outros.

O congresso é organizado por dezenas de pessoas e entidades. A comissão executiva é formada por Paulo Tagliari (Epagri), Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho (UFSC), Marciel Stadinik (UFSC) e Pedro Boff (Associação Brasileira de Agroecologia).

A taxa de inscrição é de R$ 10,00 para estudantes e agricultores e de RS50, 00 para profissionais. O formulário está disponível em www.agroecologia2005.ufsc.br. Informações sobre a forma de pagamento e o programa completo do congresso em www.agroecologia2005.ufsc.br

A produção orgânica mundial cresce anualmente 20 a 30%, sendo que no Brasil supera 40%. De acordo com os organizadores, a agricultura orgânica é o setor da economia que mais cresceu no último ano no Brasil. O país já é o quinto produtor mundial, com 800 mil hectares cultivados organicamente e possui 19 mil produtores. Em Santa Catarina a produção agroecológica já conta com mais de 60 associações de produtores.

Mais informações: 331 5356 / (49) 224 4400 ramal 225.

Por Talita Garcia / bolsista de Jornalismo da Agecom.