UFSC recebe visita do presidente da SBPC
A UFSC recebe nesta sexta-feira, 9/9, a visita do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ennio Candotti. O objetivo é manter sintonia com a instituição, visitar sua estrutura e acompanhar como estão os encaminhamentos da universidade para sediar, no ano que vem, a Reunião Anual da SBPC.
A 58ª edição do evento, que será realizada de 16 a 21 de julho, deverá reunir milhares de estudantes e pesquisadores de todo o país, atraindo também a comunidade local para o campus da UFSC. A reunião deste ano, na Universidade Estadual do Ceará, permitiu a realização de 54 conferências, 72 minicursos, 94 simpósios e 14 encontros científicos, integrando um público de mais de 10 mil pessoas. A Reunião Anual da SBPC é o maior evento científico da América Latina.
Além de organizar as atividades que tradicionalmente vêm sendo realizadas, como a SBPC Sênior (que reúne pesquisadores do país e exterior) e a SBPC Jovem (dirigida a estudantes do ensino fundamental e médio), a UFSC vai buscar seu diferencial. Entre as atividades que estão sendo programadas está a SBPC Terceira Idade, já que a UFSC há muitos anos abriu seu campus para pessoas cima dos 60 anos, especialmente por meio dos trabalhos de seu Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti).
O encontro em Florianópolis também vai incluir a Expoeducação, que será uma mostra de iniciativas na área educacional. Está prevista ainda a feira do livro e de editoras, a tenda do circo da ciência, a exposição da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, uma mostra profissional (exposições de instituições que trabalham com formação profissional) e um mostra universitária (com exposição das universidades públicas e privadas de Santa Catarina).
Durante a 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a UFSC vai mostrar que chega a um momento de consolidação de suas atividades, realizando pesquisas de ponta em diversas áreas, como maricultura, farmacologia, genômica, antropologia, mecânica, elétrica, automação, entre centenas de outras linhas. Com 398 equipes cadastradas no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a UFSC é considerada uma universidade de pesquisa extensiva, o que significa que é uma instituição que além de realizar pesquisa, transfere o conhecimento intensamente, em especial na formação de recursos humanos.
Mais informações com o secretário regional da SBPC, professor Maio Steindel, fone 331-5163, ccb1mst@ccb.ufsc.br



























