UFSC participa da IV Competição Latino-americana de estudantes de Robótica

16/09/2005 17:18

Na última semana, oito alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial perderam noites inteiras de sono, fazendo os últimos ajustes nos robôs que representarão a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em São Luis, Maranhão.

A partir do próximo domingo, é lá que ocorre a Competição Latino-Americana de Robótica para estudantes, promovida pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Campeã da categoria para principiantes (Lego) nas duas edições anteriores, neste ano a equipe da UFSC decidiu competir também em um grupo mais avançado.

Segundo o estudante Christian Silvano, um dos integrantes da equipe, a participação em duas categorias diferentes da competição surgiu como uma espécie de desafio. Isso porque a Lego permite a construção do robô a partir de conjuntos de peças pré-fabricadas, enquanto a avançada exige que todos os sistemas que compõem a máquina sejam desenvolvidos pela própria equipe. “Essa é a principal diferença. Agora tivemos que fazer tudo, inclusive a parte mecânica. E isso só é possível porque a gente já competiu na Lego antes”, explica Silvano.

No ano passado, o robô Avatar da UFSC foi o vencedor, pela segunda vez consecutiva, na categoria para principiantes, tendo obtido o melhor desempenho na simulação de um resgate – a idéia, segundo o enredo criado pelos organizadores do evento, era fazer com que ele recuperasse tripulantes vivos perdidos em Marte. Neste ano, o robô tem que executar uma tarefa nada fácil: produzir um medicamento de acordo com uma receita, sem nenhuma intervenção humana. Para isso, eles serão colocados em uma arena, que servirá como uma espécie de farmácia de manipulação.

Já os novos desafiantes da categoria avançada tiveram que construir um robô capaz de recolher lixo reciclável de casas e colocâ-los em lugares específicos, de acordo com a classificação de cada um – que é dada por cores. “Basicamente, ele tem que reconhecer o tipo de material que recolhe e então classificá-lo”. Além de toda a parte mecânica, os estudantes tiveram que desenvolver todos os sistemas computacionais para controle do robô. A equipe da UFSC será a única formada apenas por alunos de graduação a competir nessa categoria – as outras são compostas por pós-graduandos. “Estamos confiantes. Nosso robô está muito bom”, garante Silvano.

A divisão do trabalho entre os membros da equipe foi a seguinte: alunos das fases iniciais do curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial construíram o robô da categoria Lego, enquanto os veteranos dedicaram-se ao que irá concorrer na categoria avançada. “Aprendemos muito. Desenvolvemos conhecimento em várias áreas, durante todo o processo de construção e com todos os problemas que enfrentamos. Mas a gente também participa por diversão, sem dúvida”, afirma Silvano.

Para o professor do departamento de Automação e Sistemas Marcelo Stemmer, que auxilia a equipe, competições como essa estimulam os alunos a buscarem novos conhecimentos. “É uma atividade lúdica, mas que serve para treinar e descobrir competências, ajudando muito no aprendizado da robótica”. Parte do conhecimento adquirido pelos alunos na execução dos projetos fica registrado em forma de artigos científicos, que são apresentados em congressos da área.

Os estudantes da UFSC viajaram para São Luis nesta quinta-feira, 15. A IV Competição Latino-Americana de Estudantes de Robótica termina no dia 19, quando serão conhecidos os vencedores.

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/Por Débora Horn

Informações com o professor Marcelo Stemmer por telefone (48 331-7607) ou marcelo@das.ufsc.br, também com o estudante Christian Silvano por telefone (48 9118-1113)

Site da equipe da UFSC em www.das.ufsc.br/robota

Departamento de Automação e Sistemas em www.das.ufsc.br