Trabalho do Departamento de Enfermagem orienta ´casais grávidos`

12/09/2005 15:16

O Departamento de Enfermagem da UFSC vai apresentar no XXIII Seminário de Extensão da Região Sul (Seurs) o trabalho desenvolvido com gestantes e seus companheiros no Hospital Universitário. O Grupo de Gestantes ou Casais Grávidos é coordenado por docentes do próprio departamento e por uma psicóloga do HU e tem como principal objetivo orientar os futuros pais sobre os períodos da gravidez, do parto e pós-parto. O Seurs, que esse ano tem como tema “Extensão Universitária e Inclusão Social”, será realizado entre os dias 11 e 14 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

O Grupo de Gestantes ou Casais Grávidos existe desde 1996 e tem sido considerado importante para os participantes, pois significa uma oportunidade para ampliar conhecimentos, vivenciar a gestação de forma mais tranqüila e segura, além de desmistificar tabus relativos à gestação e ao parto. Todo ano são organizados dois grupos, um em cada semestre, com reuniões semanais, durante dois meses, sempre com gestantes que estejam no período do 3º ao 8º mês de gravidez.

Os encontros são divididos em três momentos. No primeiro são realizados exercícios de conscientização corporal, relaxamento e respiração. No segundo é servido um lanche para facilitar o entrosamento entre os participantes. Já no terceiro momento são discutidos os temas escolhidos de acordo com o interesse, a necessidade e a expectativa de cada grupo durante o primeiro encontro. Os conteúdos são desenvolvidos através oficinas, troca de experiências, depoimentos, apresentação de vídeos, demonstração de práticas como o banho do recém nascido, massagens e exercícios, além de atividades lúdicas e artísticas como, por exemplo, dramatizações e atividades de pintura.

Segundo a professora Vitória Regina Gregório, uma das coordenadoras do projeto, até o primeiro semestre desse ano foram organizados 37 grupos com participação de 640 gestantes, 310 acompanhantes e diversos profissionais da área da saúde. O perfil das futuras mães que freqüentam os encontros é formado principalmente por mulheres casadas com faixa etária entre 26 e 32 anos. De acordo com Vitória, elas procuram o grupo para obter conhecimentos sobre as transformações do corpo, o relacionamento conjugal, a gestação, o parto, pós-parto e os cuidados com o bebê. Além disso, buscam as atividades para trocar experiências com pessoas que vivem situações semelhantes; fortalecer-se para o parto e preparar-se para a maternidade.

A professora a Vitória Regina Gregório junto com outras organizadoras do projeto vai apresentar o trabalho desenvolvido no Grupo de Gestantes ou Casais Grávidos no dia 13, às 8h30min, na sala 2 da Seção Técnica.

Mais Informações pelo telefone 331-9787

Por Julia Fecchio / Bolsista de Jornalismo da Agecom/UFSC